Buscar

O que é foz em delta?

💡 2 Respostas

User badge image

Nykollas Nykollas

 Quando , entretanto, o desague se dá de forma 
capilar, com vários braços, ramificados, formando ilhas, de 
nominamos de delta

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um delta fluvial é formado na foz de um rio, onde o rio deposita a carga de sedimentos que transporta e drena para um corpo de água mais lento ou estático. Isso geralmente ocorre quando o rio se une a um mar, estuário, oceano, lago, reservatório ou, em casos raros, um rio mais lento. Os deltas dos rios são geralmente áreas altamente férteis e, portanto, alguns dos assentamentos humanos mais densamente povoados são baseados em tais deltas. Alguns exemplos de grandes deltas do mundo são o delta do rio Nilo e o delta do rio Ganges.

Quando um rio entra em sua última fase antes de drenar para outro corpo de água, geralmente não está mais confinado ao canal no qual ele flui, mas suas águas se espalham quando entram em outro corpo de água. A propagação do rio diminui sua velocidade e isso, por sua vez, reduz sua capacidade de transportar consigo a grande carga de sedimentos. Assim, os sedimentos são depositados no leito do rio e nas margens dos rios.

À medida que os sedimentos se acumulam ao longo do tempo, o rio já não flui através de um único canal, uma vez que os depósitos pesados ​​de sedimentos impedem o fluxo de água. Assim, o rio se ramifica e forma distribuidores. Todos os distribuidores de um rio continuam a fluir em direção ao corpo de água no qual o rio esvazia suas águas. Assim, um delta de rio em forma de leque acaba se desenvolvendo com vários distribuidores e formas de terra sedimentares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais