Buscar

Qual a composição do tecido sanguíneo?

💡 2 Respostas

User badge image

Solange Nascimento

É formado por uma parte liquida, chamada plasma,em torno de 55% do volume total de sangue que circula no nosso corpo e é composto básicamente por água, cerca de 90% e por algumas proteínas, hormonios. E  por uma parte sólida, cerca de 40% desse conteudo sólido, contendo eritrocitos (hemácias) e leucocitos (globulos brancos). E as plaquetas com cerca de apenas 1% do total de volume de sangue.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sangue é um fluido que transporta oxigênio e nutrientes para as células e transporta dióxido de carbono e outros produtos residuais. Tecnicamente, é um líquido de transporte bombeado pelo coração (ou uma estrutura equivalente) para todas as partes do corpo, após o que é devolvido ao coração para repetir o processo.


Trata-se de um tecido porque é uma coleção de células especializadas semelhantes que servem funções específicas. Essas células são suspensas em uma matriz líquida ( plasma ), o que torna o sangue fluido. Se o fluxo sanguíneo cessar, a morte ocorrerá em poucos minutos devido aos efeitos de um ambiente desfavorável em células altamente suscetíveis.


Portanto, o sangue é classificado como tecido conjuntivo e consiste em dois componentes principais:

Plasma , que é um fluido extracelular claro; e

Elementos compostos pelas células do sangue e plaquetas.

Os elementos formados são assim chamados porque estão encerrados em uma membrana de plasma e têm uma estrutura e forma definidas. Todos os elementos formados são células, exceto as plaquetas, que são pequenos fragmentos de células da medula óssea.

Os elementos formados são:

- Eritrócitos, também conhecidos como glóbulos vermelhos (RBCs);
- Leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos (glóbulos brancos);
- Plaquetas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais