Buscar

o que é virus ?

💡 2 Respostas

User badge image

Nanny Lill e Valmir Flores Domingues

Os vírus são organismos extremamente simples, diferindo dos demais seres vivos por não possuírem organização celular, metabolismo próprio e por não serem capazes de se multiplicar sem auxílio de uma célula hospedeira. São parasitas intracelulares obrigatórios. Os vírus são os menores seres vivos conhecidos, visíveis apenas ao microscópio eletrônico. São tão pequenos que podem penetrar na célula das menores bactérias que se conhecem.
Possuem como material genético, o ácido desoxirribonucléico (ADN) ou o ácido ribonucléico (ARN), nunca ocorrendo os dois tipos de ácido nucléicos em um mesmo vírus.

Um dos vírus mais estudados é o do HIV. O vírus da SIDA ou HIV, é um retrovírus envelopado. Ele possui duas moléculas de RNA, cada uma delas envolta por moléculas protéicas . No interior do vírus , existem moléculas de um tipo de enzima denominado transcriptase reversa que permitem ao vírus fazer uma molécula de DNA a partir de uma molécula de RNA viral. A transcriptase reversa ocorre não só no vírus da AIDS , mas em todos os demais retrovírus. 
Os virus são formas de vida muito diferente. Eles estão no limite do que imaginamos como vida. O vírus nada mais é do que uma cápsula protéica, contendo uma fita de material genético que tanto pode ser de ARN (Ácido ribonucléico) ou ADN (Ácido dessoxiribonucleico). 
O vírus pode ser comparado a uma caixa, contendo uma lista com instruções para produzir mais caixas com instruções e assim por diante. A lista de instruções não pode ser posta em prática até que o virus seja capaz de encontrar um organismo com equipamento para seguir aquelas instruções. Eles perderam a capacidade de se autoreplicarem, mas podem encontrar uma célula hospedeiro, injetar o seu ADN ou ARN dentro dela e deixar que a célula hospedeiro fazer o trabalho de seguir as instruções. 
 
Há muitos milhares de diferentes vírus que estão envolvidos em infectar células de diferentes organismos que são, por sua vez, susceptíveis a vírus particulares.

Somos susceptíveis ao vírus da gripe, herpes, hepatite raiva e rubéola. Os vírus são capazes de mutar e escapar rapidamente como uma forma de pox que tem sido observada em aves, podendo mudar sua estrutura e assim infectar o homem. Esta é a parte ruim. 
A parte boa é que centenas de vírus estão especializados em infectar bactérias, agentes que podem causar enfermidades desagradáveis no homem como salmonelose, cólera, colibacilose e ainda um grande número de bacterias que causam infecções de feridas.

0
Dislike0
User badge image

Natália Gonçalves

Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, não são capazes de produzir energia ou proteínas independente de outra célula. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais