Buscar

Com a grande quantidade de téc. de enfermagem, qual é a função principal dos futuros enfermeiros?

eu tenho um amigo faz enfermmagem gostaria de saber mais dessa profissão.

Respostas

User badge image

Laerte Bruno dos Santos

É  a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.

O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existêncial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.

10
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

Boa noite Daniele e Laerte,

 

Antecipadamente gostaria de agradecer ao Laerte por sua resposta que de forma sucinta aborda o que falarei à seguir e à Daniele por ter levantado tão importante e pertinente questão!

 

Acabei de concluir o Técnico em Enfermagem em fevereiro deste ano, iniciando uma semana após o primeiro período do Bacharelado em Enfermagem. A questão que envolve a profissão de Enfermagem é histórica, oriunda de uma história mais recente e de uma que vem desde os primórdios.

 

Em linhas gerais, a história da enfermagem vem desde os primórdios com a necessidade do homem cuidar do próprio homem. Intrínsicamente no feminino, devido ao instinto materno, este cuidado era exercído em sua grande totalidade pelas mulheres. Com o tempo, como o cuidado representava um status de poder, a função assumiu um papel místico e sacerdotal, sendo este papel agora do homem. Com Hipócrates, a Medicina e profissões de Saúde nascem, deixando um pouco mais de lado o aspecto místico e sacerdotal e assumindo à partir de então um aspecto maior como ciência. Porém, ao longo da história e ao contrário da medicina, a enfermagem não foi reconhecida nem tão cedo como uma ciência passando por diversos momentos. Na história moderna, através de Florence Nightingale durante a Guerra na Criméia, ela desenvolve o primeiro parâmetro científico sobre o cuidado, especificamente o cuidado ambientalista, em que o meio interfere com relação às condições de saúde. Florence é hoje considerada como a "mãe" da Enfermagem moderna. Fundou a primeira Escola de Enfermagem.

 

A profissão agora é uma ciência, além de ser a arte do cuidar. Enquanto a Medicina se ocupa com a cura, a Enfermagem atua na prevenção e no cuidado. É a Enfermagem que promove maior contato com o ser humano e de forma mais íntima, para além de todas as demais profissões da área da saúde não desmerecendo nenhuma delas. E também, como aprendi desde tão logo, você verá que por exemplo em um âmbito hospitalar, a equipe de Enfermagem corresponde à 60% ou mais dentre todos os demais profissionais de saúde. Ela é de vital importância. Um hospital poderá funcionar por algum período sem determinado grupo profissional de saúde, mas não funciona sem a equipe de Enfermagem, que está em tempo integral com o paciente (cliente).

 

Por outro lado, em Medicina não existe separação de níveis de conhecimento. Não há técnico ou auxiliar em Medicina, inclusive um Médico culturalmente é chamado de doutor, mesmo que tenha só a graduação ou que seja ele ainda apenas residente e/ou estagiário em medicina. Porém há Enfermeiros, inclusive Técnicos em Enfermagem, que por sua competência também são chamados de doutores, da etimologia da palavra, que são doutos e, especificamente em Enfermagem, doutos na ciência e na arte do cuidado. A integralização e o respeito na profissão de Enfermagem é sua maior fraqueza e também sua maior necessidade. Por vezes, as categorias não interagem entre sí nem de Auxiliar para Auxiliar, de Tècnico para Técnico, de Enfermeiro para Enfermeiro, o que dirá de níveis diferentes como Técnico e Enfermeiro.

 

O que ocorre na prática é que enquanto o Técnico assume a assistência, muitas vezes exercendo atividades que seriam privativas do Enfermeiro, o Enfermeiro em sí se ocupa em grande parte de funções burocráticas, distanciando-se cada vez mais do cuidado com o paciente e estando em uma posição de chefe, não de líder e aí neste ponto é que seria o crivo de toda a questão. Um Enfermeiro com competência técnico-ciêntifica, jamais deixará de ter seu lugar de exercício profissional. Uma vez que o mesmo irá assumir o que é da sua competência, coordenará toda a equipe, ou seja, ele chega junto. Tem não apenas o respeito dos Técnicos em Enfermagem bem como também de toda a Equipe Multiprofissional, que é composta por todo o corpo de profissionais de Saúde atuante em determinado Local. Isto cabe ser assumido pelo profissional Enfermeiro que, imbuído de suas competências profissionais, reduzirá drasticamente os erros que muitas vezes vemos serem cometidos em sua grande maioria por Técnicos e/ou Auxiliares. No entanto, onde estava o enfermeiro responsável?  Ou ainda, cadê o Enfermeiro neste cenário que justamente lhe compete?

 

Todo o profissional de Enfermagem, seja ele em qual nível for, deve ter em seu cerne o cuidado.

 

"Escolhi os plantões, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos.
Escolhi estar presente na dor porque já estive muito perto do sofrimento.
Escolhi servir ao próximo porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda.
Escolhi o branco porque quero transmitir paz.
Escolhi estudar métodos de trabalho porque os livros são fonte do saber.
Escolhi ser Enfermeira porque amo e respeito a vida."

Florence Nightingale

 

Beijos Daniele e abraços Laerte!

3
Dislike0
User badge image

Maisa Leitão de Queiroz

Na verdade temos por direito e por meio de juramento o cuidar, mais do que isso devemos ser capaz de reestabelecer dando toda a forma de apoio possivel e sempre respeitando o paciente.

Temos a missão e melhorar cada vez mais o cuidar e logo possibilitar uma maior qualidade dos nossos serviços, com isso haverá uma valorização, visto que se tem muitos enfermeiros e enfermeiras, que por muitas vezes desvalorizam a nossa profissão.

E por fim escolhi os plantões por ser o meio pelo qual irei de certa forma salvar e me salvar.

0
Dislike2

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando