Buscar

No contexto de surgimento da Sociologia

No contexto de surgimento da Sociologia a partir do século XVIII, várias tentativas de construir uma explicação rigorosa sobre a realidade social estavam em curso. Muitos autores tentaram formular uma nova ciência sobre o social.

💡 4 Respostas

User badge image

ROBERTO

vc quer é a resposta

6
Dislike0
User badge image

VANILDA PINHO LOPES

O contexto do surgimento da

sociologia do século 19 envolveu diversos fatores dentre os quais destaca-se
1
Dislike0
User badge image

Dagma Alves da Silva

Sobre os fatores relacionados ao surgimento da Sociologia, assinale a
alternativa correta.

  1. A Revolução Científica, iniciada no século XVI, ao propor a substituição da razão teológica pelo conhecimento derivado de evidências empiricamente observáveis, contribuiu para que a organização social deixasse de ser entendida como um dado social e passasse a ser um desígnio divino.

     

  2.  

    A Sociologia surge no contexto das Revoluções Democráticas do século XVIII como um instrumento de recomposição da ordem monárquica abalada pela crítica à legitimidade teológica das lideranças políticas.

     

  3.  

    A Revolução Industrial acarretou uma série de problemas sociais, sendo a maioria decorrente da significativa concentração da população nas cidades ao redor das nascentes indústrias. A necessidade de compreensão dessa nova experiência urbana impulsionou decisivamente o surgimento da Sociologia.

     

  4.  

    A Reforma Protestante, com a crítica ao dogma católico e a defesa da razão técnica, favoreceu a proposição de uma ciência objetiva da sociedade.

     

  5.  

    As Revoluções Democráticas do século XVIII, ao questionarem as monarquias baseadas em princípios teocráticos, atribuíram aos homens a tarefa de construir sua própria ordem social, segundo seus anseios e necessidades. Com isso, favoreceram o surgimento de uma ciência da sociedade que teria a função de apontar caminhos para a resolução dos problemas individuais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais