Buscar

Existe intervalo intrajornada remunerado? Cite quatro exemplos?

💡 2 Respostas

User badge image

clara Jacob Baracho



Trata o Art. 71 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT que em qualquer trabalho contínuo é obrigatória à concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, tal concessão se dá com o intuito de proporcionar ao trabalhador condições para amenizar a fadiga e suas necessidades fisiológicas, entre outros.

Assim, para a jornada de trabalho diária que exceda de 6 (seis) horas cabe a concessão de intervalo de 1 (uma) hora, no mínimo e, não poderá exceder de 2 (duas) horas. Sendo que, o contrato de trabalho escrito, o acordo ou a convenção coletiva de trabalho poderá prever um intervalo superior a duas horas (art. 71, caput, CLT). 

Quando a jornada de trabalho diário não exceder a 6 (seis) horas e não ultrapassar 4 (quatro) horas, será obrigatória a concessão de um intervalo de 15 (quinze) minutos.

Tais intervalos não são considerados na somatória da jornada de trabalho, porém, se estes vierem a ser concedidos por liberalidade do empregador, serão computadas como horas trabalhadas (art. 71, § 2°, CLT). 

Como regra, o intervalo intrajornada não é remunerado, ou seja, sem qualquer obrigatoriedade quanto ao pagamento dos salários. No entanto, quando não for concedido pelo empregador, deverá ser remunerado com um acréscimo de no mínimo 50% (cinqüenta por cento) sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho (art. 71, § 4° CLT).

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O intervalo intrajornada é trazido pelo art. 71 da CLT, mas trazem a regra, que é o intevalo intrajornada não remunerado. Vejamos:

Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

§ 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.

Assim, jornada intrajornada pode ser definida como aquela concedida para repouso ou alimetação quando houver trabalho contínuo, cuja duração seja superior a 4 ou 6 horas, sendo exigido a seguinte observância:

  • De 4 a 6 horas: intervalo obrigatório de 15 minutos;
  • Acima de 6 horas: de 1 a 2 horas, podendo esse limite máximo ser alterado por acordo escrito ou contrato coletivo que disponha em contrário.

QUANTO À REMUNERAÇÃO:

Nada obstante os intervalos intrajornada sejam, em regra, não-remunerados, por tratarem da saúde e segurança do trabalhador, existem intervalos intrajornada remunerados previstos legalmente ou estipulados acima dos parâmetros legais, por mera liberalidade do empregador.

Neste último caso, se entende que o empregado, ainda que em repouso ou alimentação, estaria à disposição do empregador, devendo ser remunerado (Súmula 118, TST).

Como exceções legais, podemos citar vários dispositivos, dentre os quais os citados por Maurício Godinho Delgado (2017):

  • Art. 72, da CLT: 10 minutos a cada 90 minutos laborados em serviços permanentes de mecanografia, que são: datilografia, escrituração ou cálculo.
  • Art. 229, da CLT: 20 minutos a cada 3 horas de esforço contínuo, para empregados sujeitos a horários variáveis, nos serviços de telefonia, telegrafia submarina e subfluvial, radiotelegrafia e radiotelefonia, quando em jornada de 7 horas.
  • Art. 298, da CLT: 15 minutos a cada 3 horas consecutivas de labor, em trabalho em minas de subsolo.
  • Arts. 384 e 413, parágrafo único, da CLT:  15 minutos, para mulher e menor, após jornada normal, antes do início de sobrejornada - extraordinária (arts. 384 e 413, parágrafo único, CLT).
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais