Buscar

Processo civil 2

Em Ação Rescisória proposta por Godofredo em face de Silas houve requerimento de concessão de tutela provisória, considerando que Godofredo alega que em razão da flagrante nulidade do julgamento anterior (violação manifesta de norma jurídica objeto de súmula de jurisprudência dominante do STF) e da fase em que se encontra a execução, é possível que seu bem imóvel seja levado à hasta pública, com demasiado perigo de dano irreparável ou mesmo de dificílima reparação. O relator admite a petição inicial e, incontinente, defere o requerimento de Godofredo para suspender a execução até a decisão final da Ação Rescisória. Silas inconformado, afirma que decisão antecipada do relator seria uma violação constitucional do contraditório e da ampla defesa, pelo que não se conformará com a decisão. Releia e interprete o texto acima para responder aos seguintes questionamentos: a) A Ação Rescisória poderia ser admitida no presente caso ? b) Existe a possibilidade de concessão de tutela provisória em sede de Ação Rescisória.

💡 2 Respostas

User badge image

Talita Galante

Aparteautora não se desincumbiu deseu ônus processual, decomprovara desistência daexecução judicial dasentença obtida naação declaratóriacumuladacomrepetição deindébito, vale dizer,aembargante não comprovou que não repetiu os valores que pretende utilizar paracompensarcomascontribuiçõesemcobrança. - O pedido administrativo decompensação foiindeferido tendo emcontaa não comprovação da homologação judicial da desistência daexecução judicial dasentença obtida naação declaratória. - Emboraa prova pericialtenhaapurado que oscréditos do FINSOCIAL foramcompensadoscomPIS, COFINS e CSLL, nos meses de 01/98 a 12/98 (fls. 158/162),a não comprovação da homologação judicial de desistência daexecução judicial, dasentença obtida naação declaratória, impede o reconhecimento dacausa deextinção do crédito tributário. - Apelação da União parcialmente provida. Apelação daexecutadaimprovida. ACÓRDÃO Vistoserelatadosestesautosemquesão partesasacimaindicadas, decidea Egrégia Quarta Turma do TribunalRegionalFederal da 3ª Região, por unanimidade, dar parcial provimento àapelação da União Federale negar provimento àapelação daexecutada, nos termos do relatório e voto queficamfazendo parteintegrante do presentejulgado.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

a) Poderia ser admitida, em razão do art. 966, V, do CPC:

"Art. 966. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando:

[...]

V - violar manifestamente norma jurídica;"

b) Existe a possibilidade de tutela provisória em sede de ação rescisória, por ausência de vedação legal neste sentido."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais