Buscar

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR - ACQA

 Questão 1/1

Valor da questão: 21,00 

Planejar a vida não significa adotar uma postura radical e inflexível como muitos pensam, como se nada pudesse ser alterado ou modificado. O planejamento torna o objetivo e o processo mais claros, mais compreensíveis e a partir daí, é possível vislumbrar com mais exatidão o caminho a seguir. Sem planejamento, as ações são aleatórias e dispersas. Com planejamento, elas se tornam focadas e certeiras.

A sorte pode até levar um ou outro a conquistar o sucesso profissional, financeiro ou pessoal. Mas depender da sorte é arriscado, na inércia da vida, podemos acabar muito bem sucedidos ou insatisfeitos com o que conquistamos. Realizações exigem iniciativa. Iniciativa exige determinação. E determinação sem planejamento resulta em desperdício de esforços e de tempo.

O planejamento pessoal é a chave para a autorrealização e para o sucesso pessoal, incluindo a motivação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

A partir de agora, convidamos você a refletir mais sobre sua vida em todos os aspectos. Você saberia dizer onde você se encontra atualmente, aonde você gostaria de chegar e como fazer para alcançar os seus objetivos e metas?

Nesta atividade você deve desenvolver as dez etapas de um PEP ( Planejamento Estratégico Pessoal), uma importante ferramenta que o auxiliará no planejamento, organização, acompanhamento e avaliação de seus objetivos e ações.

Seja realista, otimista e utilize esta oportunidade para fazer uma grande reflexão sobre sua vida, seus objetivos e os caminhos que deve seguir para conquistá-los.

Preencha cada um dos passos a seguir conforme as explicações descritas em cada um dos itens e em caso de dúvida recorra ao material recomendado nas orientações de estudo.

 

1)   NOME DO PEP

Todo PEP deve ter um nome que seja a sua cara e que com o qual você se identifique. Escolha um nome bem bacana e criativo.

 

2)   DATA DO PEP

Um bom planejamento deve ter começo e fim. A data inicial é agora (data de início deste trabalho) e a data final livre. Você pode planejar poucos ou muitos anos. Quanto mais tempo planejar melhor para sua carreira pessoal e profissional.

 

3)   DESCRIÇÃO DO PERFIL

Nesta etapa você irá se descrever. O público-alvo do seu PEP é você mesmo. Seja honesto, pois cada PEP é único. Faça uma verdadeira reflexão. Comece contando sobre quem é você, de onde veio, sua família, sua vida hoje, enfim tudo que possa lhe descrever. Imagine que está escrevendo uma carta se apresentando para alguém que não te conhece. Abaixo alguns itens que você pode incluir na descrição.

- cidades onde já morou, idade, grau de escolaridade, estilo de vida, atitudes, experiências profissionais e hábitos de consumo - são apenas sugestões.

 

4)   MATRIZ FOFA (SWOT)

Faça sua matriz FOFA:

 Fatores externos: situações que você precisa monitorar, mas que não tem como controlar. Algumas podem te beneficiar e outras podem te prejudicar ou ser obstáculos para você e sua carreira. Descreva quais são as oportunidades e quais são as ameaças que você identificou para seu futuro.

 Fatores internos: situações que dependem exclusivamente de você. Escreva suas principais qualidades (forças) e principais pontos que você sabe que precisa ou pode melhorar (fraquezas).

  

5)   MISSÃO

Toda empresa ao fazer o seu planejamento estabelece diretrizes que norteiam sua operação. Descreva sua missão de vida pessoal. O que define você hoje. Sua razão de existência.

  

6)   VISÃO

Descreva também como você quer ser visto ou reconhecido no futuro, o que espera alcançar.

 

7)   VALORES

Defina alguns princípios básicos que vão te nortear neste caminho entre a Missão e a Visão. São valores que você acredita e defende.

 

8)   OBJETIVOS

Devemos traçar para nossos planos, alguns sonhos e desejos que aqui chamamos de objetivos. Eles devem ser de curto, médio e longo prazo.

Escreva pelo menos 3 objetivos para você e sua carreira. Podem ser conquistas não materiais ou coisas que você deseja obter ao longo do tempo planejado. Lembre-se que os objetivos deve ser específico, mensurável, atingível, relevante e temporal (SMART)

 

9)   ESTRATÉGIAS

Descrevem quais são as ações que irá desenvolver para alcançar os objetivos propostos.

 

10) PARCERIAS

 Quais são as pessoas chave fundamentais para te auxiliar na conquista de seus objetivos.

 

💡 2 Respostas

User badge image

Nataliana Borges Raí Achcar

1)   NOME DO PEP

FULANO S/A

 

2)   DATA DO PEP

NOVEMBRO DE 2017 à JULHO DE 2021

 

3)   DESCRIÇÃO DO PERFIL

MEU NOME É FULANO DE TAL, TENHO 28 ANOS, SOU CASADA HÁ 5 ANOS, TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS, ESTOU NO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, TRABALHEI ANTERIORMENTE EM UM GRUPO DO SETOR SUCROALCOOLEIRO NA ÁREA ADMINISTRATIVA, ATUALMENTE TRABALHO EM UMA PEQUENA EMPRESA NO RAMO DE COMÉRCIO E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, FUNDADA HÁ 10 ANOS SENDO INICIALMENTE COM SÓCIOS, NO DECORRER DO TEMPO ADQUIRI A COTA PARTE DOS MEUS SÓCIOS ME TORNANDO O ÚNICO PROPRIETÁRIO, NA MINHA CIDADE NATAL. SOU UMA PESSOA ORGANIZADA, BEM ENTROSADA NA SOCIEDADE, COMUNICATIVA, TENDO CONTATO COM TODAS AS PESSOAS DA COMUNIDADE, CONVIVÊNCIA DIÁRIA E HARMÔNICA COM MEUS FAMILIARES.

 

4)   MATRIZ FOFA (SWOT)

FATORES EXTERNOS: NO ÍNICIO DA CRIAÇÃO DO MEU NEGÓCIO ENXERGUEI A OPORTUNIDADE DEVIDO AO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL OFERECIDO PELO GOVERNO, MAS AO MESMO TEMPO INICIANDO AS ATIVIDADES COM BAIXO CAPITAL PARA INVESTIMENTOS E SOFRENDO AS DIFICULDADES DE CRESCER E BUSCAR RECURSO COM A PEQUENA CREDIBILADE DEVIDO AO POUCO TEMPO DE ATUAÇÃO.

FATORES INTERNOS: APESAR DE JÁ ESTAR A MAIS DE 10 ANOS TRABALHANDO NA ADMINSTRAÇÃO DE MINHA PRÓPRIA EMPRESA SENTI A NECESSIDADE DESSE CURSO DE ADMINITRAÇÃO PARA O APRIMORAMENTO COM SOLIDEZ E A ESTRUTURAÇÃO COM CONTROLES CINETÍFICOS PARA O CRESCIMENTO DO FUTURO EMPRESARIAL. A MINHA FORÇA DE VONTADE E CAPACIDADE COMPROVA-SE DEVIDO AO SUCESSO E AO CRESCIMENTO DA MINHA EMPRESA NESSE PERÍODO DE ATUAÇÃO.

 

5)   MISSÃO

DEDICAÇÃO NO MEU TRABALHO, FAMÍLIA UNIDA E BEM SUCEDIDA E TRABALHO EM PROL DO MEU SEMELHANTE.

 

6)   VISÃO

É A BUSCA DO CONHECIMENTO NECESSÁRIO E DA REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA AQUISIÇÃO DE CONFORTO E ESTABILIDADE.

 

7)   VALORES

COMPROMETIMENTO, HONESTIDADE, DEDICAÇÃO, TRABALHO, DISCIPLINA, AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DOS ESTUDOS E FÉ.

 

 

 

8)   OBJETIVOS

MEU PRIMEIRO OBJETIVO É ME FORMAR, EM SEGUIDA COLOCAR EM PRÁTICA OS CONHECIEMNTOS ADQUIRIDOS E CONSEQUENTEMENTE A RELIZAÇÃO E O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL.

 

9)   ESTRATÉGIAS

É A BUSCA DE CONHECIMENTO, ESTUDO E O PLANEJAMENTO PARA A CONCLUSÃO E CRESCIMENTO DO MEU PROJETO PESSOAL E PROFISSIONAL.

 

10) PARCERIAS

FAMÍLIA É A ALICERCE DO MEU SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL.

5
Dislike0
User badge image

Brenndha Félix

Família em primeiro lugar como apoio.

Gestão escolar se você fazer um bom trabalho será reconhecido.

professores para lhe passar um bom conhecimento.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Comportamento Empreendedor

Comportamento Empreendedor

UNINTER

User badge image

IVORI NEVES

Question Icon

comportamento empreendedor

Comportamento Empreendedor

UNINTER

User badge image

Santos Ing