Buscar

o que é pepsina?

💡 2 Respostas

User badge image

Lorraine Araújo

enzima que é produzida pelo estomago

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Pepsina, é uma poderosa enzima do suco gástrico que digere proteínas como as da carne, ovos, sementes ou laticínios. Glândulas no revestimento mucoso do estômago produzem e armazenam uma proteína inativa chamadapepsinogênio . Impulsos do nervo vago e as secreções hormonais de gastrina e secretina estimulam a liberação de pepsinogênio no estômago, onde é misturado com ácido clorídrico e rapidamente convertido na enzima ativa pepsina.


O poder digestivo da pepsina é maior na acidez do suco gástrico normal. No intestino, os ácidos gástricos são neutralizados  e a pepsina não é mais eficaz. No trato digestivo, a pepsina afeta apenas a degradação parcial das proteínas em unidades menores denominadas péptidos , as quais são então absorvidas do intestino para a corrente sanguínea ou são decompostas por enzimas pancreáticas.


Pequenas quantidades de pepsina passam do estômago para a corrente sanguínea, onde se decompõem alguns dos fragmentos maiores, ou ainda parcialmente não digeridos, de proteínas que podem ter sido absorvidas pelo intestino delgado . A pepsina bruta é usada na indústria do couro para remover pêlos e tecidos residuais de peles de animais antes de serem curtidas. Também é usado na recuperação de prata de filmes fotográficos descartados pela digestão da camada de gelatina que contém o composto de prata .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais