Buscar

descrever sobre os lipídeos da membrana plasmática, especializando os principais tipos de lipídeos e sua organização estrutural na membrana .

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Todas as células presentes nos seres vivos precisam de uma estrutura que lhes dê a conformação necessária. Tal estrutura é chamada de membrana plasmática.

Essa membrana é formada, basicamente, pela união de duas camadas lipídicas que, na sua parte interna, são hidrofóbicas e, na parte externa, hidrofílicas. Para tanto, os fosfolipídeos entram em cena já que são lipídeos anfipáticos.

Como a célula depende de um fluxo de nutrientes eficiente, existem alguns lipídeos que atuam no reconhecimento de substâncias. Esses lipídeos são os glicolipídeos e, devido ao seu nome, formam o glicocálice que é a região de reconhecimento celular. Para que a membrana seja permeável para as substâncias de interesse, é necessário que um outro grupo de lipídeos, os esteroides, confiram um controle de fluidez para a membrana. Os glicolipídeos são anfipáticos, enquanto os esteroides não são.

Portanto, os principais lipídeos formadores da membrana são os fosfolipídeos, os glicolipídeos e os esteroides. Os fosfolipídeos são anfipáticos e formam a bicamada lipídica da membrana. Os glicolipídeos, também anfipáticos, formam o glicocálice. Já os esteroides, são não anfipáticos e atuam no controle da fluidez da membrana.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais