Buscar

Cite e explique os pressupostos da responsabilidade civil.

Cite e explique os pressupostos da responsabilidade civil.

💡 2 Respostas

User badge image

Antonio Morais

1- Conduta - É o comportamento humano que causa o dano. Tem de ser voluntário, não quanto à produção do dano, mas com relação a conduta em si. Ex: Um motorista que "fura" um sinal vermelho e lesiona um pedestre que atravessa a rua. Se ele agiu voluntariamente quanto ao resultado (lesionar o pedestre), isso se situa no campo da CULPA, se ele agiu voluntariamente quanto à conduta (furar o sinal), situa-se no campo da CONDUTA.

2- Culpa - A culpa é o elemento subjetivo da responsabilidade civil. Importante frisar que, no campo do direito civil, a culpa é utilizada latu-sensu, ou seja, aqui, ela engloba, também, o dolo. Alguns autores consideram que a culpa não é um elemento/pressuposto da responsabilidade civil, visto que o nosso codigo admite a Responsabilidade Objetiva (situação especificas nas quais a culpa é irrelevante, juridicamente), a titulo de exemplo, podemos citar a responsabilização objetiva por fato de coisa ou semovente (animal). Nestes casos, o detentor/guardião da coisa será responsabilizado, independentemente de culpa, salvo se provar culpa exclusiva da vitima.

3 - Nexo Causal - É a conexão entre a conduta lesiva e o dano. Existem 3 teorias a respeito do nexo de causalidade:

     1) Equivalencia dos antecedentes: Tudo o que contribuiu para a ocorrencia do resultado é causa. Essa teoria é muito abrangente, e acaba responsabilizando individuos que, se contribuiram, contribuiram de forma infima pro resultado. (O fabricante da arma de um homicida, a saber).

     2) Causalidade Adequada: Essa teoria acaba restringindo muito, visto que delega ao juiz a função de analisar a adequação da conduta para a produção do resultado. Causa, segundo esta teoria, é toda aquela que contribui substancialmente para a produção do resultado.

     3) Causalidade Direta ou Imediata - Causa é aquela que contribui diretamente, ainda que remotamente (com relação ao tempo) para a produção do resultado. É a teoria adotada pelo Código Civil.

 

4 - Dano - É o elemento sine qua non da Responsabilidade Civil. Sem a ocorrencia de dano, não há o que reparar e, consequentemente, não há responsabilidade civil (diferentemente do que ocorre com a culpa, como dito anteriormente). Pode ser direto, sofrido pela pessoa da vitima; reflexo ou em ricochete, sofrido por pessoas proximas a figura da vitima (filho que deixa de receber pensão alimenticia por causa de invalidez de seu responsavel); ou indireto, quando, ocorrido um dano de natureza patrimonial (apreciável, a priori, economicamente), ocorre também um dano de natureza moral (preciavel economicamente, a posteriori)

 

2
Dislike0
User badge image

Walmor H. A. Fabris

1) Ato ilícito 2) Culpa 3) Nexo Causal 4) Dano.

  • Ato Ilícito: Ato voluntário contra direito (lei, clasula contratual, transgressão de um princípio etc.).
  • Culpa: Pode ser por Ação ou Omissão.
  • Nexo Causal: Ligação entre a culpa e o dano.
  • Dano: Prejuízo, Exemplo: um bem jurídicamente protegido, houve deteriorização, diminuição, inutilização etc.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais