Buscar

Qual a diferença entre conjugalidade e parentabilidade

💡 1 Resposta

User badge image

Melissa Olmedo

"Parentalidade é a capacidade psicológica de ter a competência de ser pai ou mãe suficientemente bons para seus filhos. É o papel de cuidador exercido com amor, dedicação e afeto, com o olhar atento às necessidades que o filho traz, muitas vezes sendo necessário abrir mão de nossas próprias demandas em prol deles. É a capacidade, inclusive, de dizer “não”, mesmo quando o filho mostra-se em sofrimento diante de uma situação, se esse “não” for essencial para formar uma pessoa de bem. Dar tudo o que o filho quer ou criar filho com dó ou culpa, mesmo que inconscientemente, é exercer uma parentalidade deficiente e destrutiva para o futuro dos rebentos.

A parentalidade continua após a separação, porque por mais que existam ex-maridos e ex-esposas, jamais existirá ex-pai e ex-mãe, pois o vínculo parental é para sempre. A parentalidade implica uma série de responsabilidades essenciais para com os filhos e precisa ser remodelada e adequada no contexto da separação conjugal, porque, enquanto pais, o ex-casal precisa compartilhar a tarefa de educar os filhos, abrindo espaço para a coparentalidade.

A conjugalidade seria mais ampla, pois envolve aspectos psicológicos, outros de caráter sociológico, histórico, jurídico, bem como a vida cotidiana. Diz respeito à construção de uma vinculação entre dois indivíduos independentes que resulta na construção de um terceiro elemento: a relação ou o “nós” do casal. Daqui decorre a tarefa primordial de articulação entre individualidade e conjugalidade relativamente às heranças das famílias de origem. E é através desse jogo de equilíbrios e complementariedade que a conjugalidade se torna funcional.

Casais com carga emocional conflitiva, provavelmente não conseguirão definir fronteiras nítidas entre a parentalidade e a conjugalidade, e ficará mais difícil manter a estabilidade necessária para o bem estar dos filhos. Com isso, embora a conjugalidade venha a ser desfeita com o fim do casamento, é possível que ainda perdure o vínculo parental entre os ex-parceiros."

bemseparadas.com.br/conjugalidade-e-parentalidade

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais