Buscar

Os sistemas aeróbio e anaeróbio alátitico sao representados por?

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael Cardozo Bacellar

Quando grandes quantidades de energia são liberadas durante o exercício, a energia utilizada para o calor é bastante para aumentar a temperatura corporal. A energia adquirida através dos alimentos precisa ser transformada em um composto chamado trifosfato de adenosina (ATP) antes que possa ser aproveitada pelo organismo. 

Diferentes atividades físicas, dependendo da duração e da intensidade, ativam sistemas específicos de transferência de energia. Existem três sistemas de transferência de energia (Mcardle et al, 2003).

 

  1. SISTEMA ATP-CP (do fosfagênio) ou Anaeróbio Alático

 

Esse sistema representa a fonte de energia disponível mais rápida do ATP para ser usado pelo músculo, porque esse processo de geração de energia requer poucas reações químicas, não requer oxigênio e o ATP e o PC estão armazenados e disponíveis no músculo. As reservas de fosfagênio nos músculos ativos são esgotadas provavelmente após 10 segundos de exercício extenuante, como EX.: uma série de 10 repetições com carga de 70% a 90% da força máxima em qualquer aparelho de musculação.

 

  1. GLICÓLISE ANAERÓBIA OU SISTEMA ANAERÓBIO LÁTICO

 

À medida que o exercício explosivo progride para 60 segundos de duração e que ocorre uma ligeira redução no rendimento de potência, a maior parte da energia ainda terá origem nas vias metabólicas. Entretanto, essas reações metabólicas envolvem também o sistema de energia em curto prazo da glicólise, com o subseqüente acúmulo de lactato. (Mcardle et al, 2003).

Esse sistema metabólico gera o ATP para necessidades energéticas intermediárias, tendo como exemplo atividades tipo: pique 200-400 m, natação de 100 m. O denominador comum dessas atividades é a sustentação de esforço de alta intensidade e não ultrapassam os dois minutos.

O sistema de ácido lático, ou glicose anaeróbia, não requer oxigênio; gera como subproduto o ácido lático, que causa fadiga muscular; usa somente carboidratos; e libera aproximadamente duas vezes mais ATP do que o sistema fosfagênio (Manual do profissional de fitness Aquático, AEA, Shape, 2001).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sistema aeróbico usa o oxigênio e nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para produzir energia para o músculo. Para criar o ATP o sistema aeróbico não é tão rápido como os outros, porém produz energia por muito mais tempo.

Assim, o sistema aeróbico é utilizado em atividades de resistência como corridas, pedaladas e esportes de longa duração como o futebol e o basquete.


O sistema anaeróbico é caracterizada pela produção de energia sem usar o oxigênio. Tal via tem duas fases: alática e lática.


O alática é conhecido como mecanismo fosfocreatina ou ATP-CP. Nesse sistema o corpo fornece cerca de \(10\) segundos de energia. Dentro de nossos músculos temos uma “moeda energética” conhecida como ATP (Adenosina Tri Fosfato) que produz energia rápida para o músculo, que não dura mais de \(3\) a \(4\) segundos, então entra a CP (Creatina Fosfato) que ressintetiza a ATP dando mais energia para o músculo. 

A via anaeróbica alática é utilizada na musculação, em provas de \(100\text{ m}\), saltos, cortadas do vôlei, movimentos de soco e chute em uma luta, ou seja, movimentos rápidos que não duram mais do que \(10\) segundos.


Por sua vez, a via anaeróbica lática é conhecida como mecanismo Glicogenólise, nesse mecanismo o ATP é ressintetizado pelo glicogênio. Dessa forma o corpo gera energia por cerca de \(2\) minutos, porém nesse sistema temos como resíduo produção de ácido lático, esse ácido gera aquela queimação no músculo durante uma atividade intensa.

A via anaeróbica lática é utilizada em movimentos intenso maiores de que \(10\) segundos, no sprint com a bike ou provas rápidas de natação 


Portanto, o sistema aeróbico usa o oxigênio e nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para produzir energia para o músculo enquanto que o sistema anaeróbico é caracterizada pela produção de energia sem usar o oxigênio. O sistema anaeróbico possui duas fases: a alática, utilizada para movimentos rápidos que não durem mais do que \(10\) segundos; e a lática, usada para movimentos intensos maiores do que \(10\) segundos.

Fonte: https://horadotreino.com.br/aerobico-e-anaerobico/. Acesso em 16 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais