Buscar

O dinitrofenol é um desacoplador da fosforilação oxidativa.Qual o seu mecanismo de ação e por que provavelmente o composto deixou de ser administrado.

O dinitrofenol é um desacoplador da fosforilação oxidativa. Esse composto chegou a ser utilizado para evitar o ganho de peso. Qual o seu mecanismo de ação, e porque provavelmente o composto deixou de ser administrado.

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Marinho

O DNP é uma substância que promove o intercambiamento de H+ pra dentro e pra fora da matriz mitocondrial, com isso, o metabolismo acelera pra compensar a quantidade de H+ que entra na matriz, assim, a queima de substrato energético ocorre de forma acelerada promovendo o efeito do emagrecimento, contudo esse alto consumo energético não produz ATP, o que é fatal para o usuário de DNP. A energia utilizada no transporte de elétrons, nesse caso, não é favorável à conversão de ADP e Pi em ATP, decorrente a isso, toda a energia é dissipada em forma de calor.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O 2,4-dinitrofenol (DNP) faz parte de um conjunto de substâncias chamadas de desacopladoras, capazes de dissociar o transporte de elétrons da fosforilação oxidativa. 


Por ser um ácido fraco, o DNP associa-se a prótons no exterior da mitocôndria, liberando-os na matriz. Dessa forma, o gradiente de prótons necessário para a produção de ATP é desfeito e a energia que seria utilizada na síntese é dissipada na forma de calor.
O transporte de elétrons, por sua vez, pode prosseguir, uma vez que é favorável do ponto de vista termodinâmico. Na presença de desacopladores, inclusive, observa-se um maior consumo de oxigênio pelas mitocôndrias: sem o transporte de prótons contragradiente, o transporte de elétrons torna-se energicamente mais favorável, o que aumenta sua velocidade.
Tal descoberta fez com que o DNP fosse utilizado para evitar o ganho de peso, uma vez que, acelerando a oxidação das coenzimas sem a concomitante formação de ATP, aumenta-se também a velocidade de degradação das reservas lipídicas. Além disso, com a baixa produção de ATP, interfere-se também na síntese de gorduras.
Este procedimento, entretanto, foi interrompido após a descoberta da mutagenicidade do DNP.


O DNP atua, portanto, desacoplando o transporte de elétrons da fosforilação oxidativa. Dessa forma, a síntese de ATP pára, enquanto o trasporte de elétrons prossegue. A utilização do DNP como agente emagrecedor por este ser mutagênico.
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais