Buscar

André e Luana estão casados há 6 (seis) anos e têm dois filhos: George de 4 (quatro) anos e Laura, de 2 (dois) anos. Antevendo que divorciaria de

Luana, ele transferiu parte de seu patrimônio a Glauber, gratuitamente, declarando, no entanto, ter realizado uma compra e venda. Um ano depois a separação é consumada e Luana toma ciência que André transferiu parcela dos bens do casal a Glauber. responda que pergunta vc faria a Luana? Há vício no negocio jurídico? Caso tenha. O negócio jurídico é nulo ou anulável. que Conselho vc daria a Laura?

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Se trata de negócio jurídico nulo, a ser reconhecido por sentença declaratória, a requerimento da parte interessada ou de ofício, mas desde que haja reduzido André (doador) a insolvência ou retirado-lhe meios de subsistência ou se houver excedido à parcela de 50%, que é o percentual de que poderia dispor em testamento, haja vista possuir filhos e cônjuge, herdeiros legítimos necessários. Recomendaria, assim, a propositura de ação declaratória de nulidade. Inteligência dos arts. 548 e 549, do CC:

"Art. 548. É nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador.

Art. 549. Nula é também a doação quanto à parte que exceder à de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais