Buscar

Qual o mecanismo de intoxicação pelo uso de Amitriptilina ?

💡 2 Respostas

User badge image

Alexandre Martins

vamos pensar simples:

Mecanismo de ação

O mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA), logo, o excesso deles por ocasionar um acentuado aumento de adrenalina e noradrenalina, daí os efeitos abaixo.

ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS
Antidepressivos tricíclicos (ADT) tem potente efeito sedativo. Uso amplo em depressão melancólica e em alguns casos de depressão atípica. São exemplos de ADT: amitriptilina (Tryptanol, Limbitrol), amineptina (Survector), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Motival). São rapidamente absorvidos por via oral, com elevada união a proteínas plasmáticas. Metabolismo hepático, eliminação renal em vários dias.

Efeitos Adversos: Tontura, prejuízo na função cognitiva, fraqueza, fadiga, precipitação de psicose ou mania, tremores, apetite aumentado, ganho de peso, sudorese, cafaléia, boca seca, constipação, retenção urinária, visão borrada, exacerbação de glaucoma.

Clínica da Intoxicação Aguda: Letargia, coma ou convulsões, acompanhadas por prolongamento do intervalo QRS ao ECG. Excitação seguido de coma, com depressão respiratória, hiporreflexia, hipotermia e hipotensão. Marcantes efeitos anticolinérgicos.

Tratamento: Complexo. Lavagem gástrica, seguida de carvão ativado em uso repetido e catártico salino. Não induzir êmese pelo risco de convulsões. Tratamento sintomático e suportivo. Alcalinização, anticonvulsivantes (Fenitoína). Observação mínima de 6 horas em todos os pacientes.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O composto conhecido como Amitriptilina é geralmente utilizado para o tratamento da depressão. Por se tratar de uma substância classificada como Antidepressivo Tricíclico (ADT), possui algumas interações indesejadas com os receptores adrenérgicos - receptores que dão a sensação de fuga e aumentam a frequência cardíaca tais como arritmia - receptores muscarínicos - receptores que atuam na função do órgão a qual estão acoplados geralmente gerando tontura, palpitações e borramento visual - e receptores histamínicos - receptores que provocam efeitos sedativos no corpo.

Após a intoxicação e as interações com os três receptores já citados, a arritmia, efeito colateral mais evidente, pode provocar AVC e enfarto coronário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais