Buscar

O que é o princípio da Mútua Cedência ou Cedência Recíproca?

Se tratando de Dieitos Individuais e em tema de Direito Constitucional

💡 2 Respostas

User badge image

Junior Salvador

O princípio da cedência recíproca (concordância prática ou harmonização), estabelece que os direitos em colisão devem ceder reciprocamente, permitindo a existência de um ponto de convivência entre eles.

É príncípio que se aplica ao Direito Constitucional. O princípio da mútua cedência ou cedência recíproca é uma conseqência lógica do princípio da unidade da constituição, o qual prevê que os valores e direitos fundamentais devem ser harmonizados (motivo pelo qual este princípio é também chamado de princípio da harmonização). Isso quer dizer que, através de juízos de ponderação, deve-se visar que se concretize ao máximo os direitos protegidos pela Constituição. A ponderação pe importante, principalmente, para evitar-se que, de forma procipitada, direitos constitucionais sejam desprezados para que outros prevaleçam. 

3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O princípio da cedência recíproca é um princípio utilizado na interpretação constitucional, e indica que, havendo conflitos entre normas em que ambas estejam no mesmo patamar, ou seja, se ambas falam ou não falam sobre direitos fundamentais, deve-se aplicar ambas as normas de forma proporcional.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais