Buscar

Explique as consequências genéticas da mitose e da meiose

💡 2 Respostas

User badge image

Elisângela Cabral

MITOSE E MEIOSE SAO PROCESSOS DE REPRODUÇAO CELULAR QUE ACONTECEM NOS SERES VIVOS.ELAS ORIGINAM CELULAS PARA DIFERENTES OBJETIVOS.CADA MITOSE DUAS CELULASIGUAIS A DE ORIGEM.UMA MEIOSE CRIA QUATRO CELULAS FILHAS COM METADE DO MATERIAL GENETICO DA CELULA MAE.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A divisão celular se trata da capacidade de uma célula se dividir dando origem a outras células. Essa capacidade é de suma importância para todos os organismos vivos. Por exemplo, os organismos pluricelulares, como os humanos, contêm dezenas de milhões de células. Entretanto, esse complexo organismo foi gerado à partir de uma única célula denominada célula ovo. Além disso, as divisões celulares são, também, as responsáveis pela regeneração de diversos órgãos, como o fígado. Sob uma ótica mais elementar, a própria célula ovo, mencionada anteriormente, só pode existir graças às divisões celulares que originam os gametas masculinos e femininos. Com relação aos organismos unicelulares, esse processo de gerar outras células também se mostra fundamental pra a geração e o crescimento de uma colônia.


As células podem se dividir de duas formas distintas, pela meiose ou pela mitose. Ambos são eventos complexos em que uma célula dá origem à outras. Entretanto, existem várias diferenças entre eles.


A mitose se trata de uma sequência de eventos que, ao final, uma célula, denominada célula mãe, dá origem a duas outras células, as células filhas. A principal característica da mitose é que as células filhas possuem o mesmo número de cromossomos que a célula mãe. Além disso, não ocorre recombinação genética durante o processo, isso é, as células filhas se tratam de cópias da célula mãe. Dessa forma, esse tipo de divisão celular está relacionado com a reprodução assexuada, crescimento do organismo ou da colônia e da regeneração tecidual.

Vale ressaltar que as as células-filhas resultantes da mitose são geneticamente idênticas e que a função da mitose reside no crescimento e regeneração de tecidos, cicatrização, formação de gametas em vegetais, divisões do zigoto durante o desenvolvimento embrionário.


A meiose, por sua vez, é um tanto quanto diferente. Embora também se trate de uma sequência de eventos, na meiose a célula mãe dá origem a quatro outras células. A característica principal é que essas quatro células geradas contêm apenas metade dos cromossomos da progenitora. Assim, a meiose se relaciona com a formação dos gametas e com a reprodução sexuada.

Vale ressaltar que as  células-filas resultantes da meiose contêm diferentes combinações de genes e que a função do processo de meiose resume-se em diversidade genética através da reprodução sexual, formação dos gametas em animais, formação dos esporos nos vegetais.


Portanto, na mitose, o produto final são duas células: a célula original e uma nova célula-filha geneticamente idêntica. Por sua vez, a meiose é mais complexa e passa por fases adicionais para criar quatro células haploides geneticamente diferentes que, em seguida, têm o potencial de se combinar e formar uma nova criatura diploide.

Fontes:

  • https://www.infoescola.com/citologia/divisao-celular/. Acesso em 06 de julho de 2018.
  • https://www.diferenca.com/mitose-e-meiose/. Acesso em 06 de julho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais