Buscar

Qual a diferença entre um tumor benigno e um maligno?

💡 2 Respostas

User badge image

Nana Bastos

O tumor benigno não possui capacidade de provocar metástases.

O maligno são agressivos e realiza multiplicação celular descontrolado possuindo capacidade de invadir outros órgãos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A palavra tumor significa um aumento de volume em qualquer parte do corpo. Quando ele se dá por crescimento do número de células, é chamado de neoplasia.


Essa expansão acontece devido a uma mutação na estrutura genética dos oncogenes ativadores, que controlam a multiplicação celular e regulam o crescimento e a morte das células.


Assim, nos tumores benignos, a alteração é pequena, ou seja, não interfere significativamente nessa função. Isso quer dizer que as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada e, em geral, lenta, apresentando limites bem demarcados, já que ficam restritas a uma cápsula fibrosa. Por esse motivo, elas não se espalham para tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases (quando uma célula modificada cai na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos e viaja pelo organismo). As neoplasias malignas (cânceres), por outro lado, são agressivas, realizam uma multiplicação celular descontrolada e possuem a capacidade de invadir outros órgãos. Outra diferença entre tumores malignos e benignos se define pela aparência e estrutura das células atacadas. Neoplasias benignas são constituídas por células muito parecidas às originais, ao contrário das malignas.

Fonte: http://clinicasoma.com.br/dicas-e-orientacoes/tumores-malignos-e-benignos-qual-diferenca-entre-eles/. Acesso em 26 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais