Buscar

conceito de relaçao juridica?

💡 2 Respostas

User badge image

Fernanda Souza

Trata-se de uma relação que, devido à sua regulação jurídica, gera efeitos legais.
Dito de outra maneira: uma relação jurídica é aquela que forjam sujeitos jurídicos quando uma norma atribui certas consequências ao vínculo. Destas derivam direitos e obrigações que ligam as partes intervenientes.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A relação jurídica é o vinculo intersubjetivo concretizado pela ocorrência de um fato cujos efeitos são veiculados pela lei, denominado fato jurídico.

Para Windscheid, “relação jurídica é aquela através da qual juridicamente se vinculam duas pessoas, tendo por objeto um interesse.

O termo situação jurídica é relacionado à posição ocupada por alguém em uma relação jurídica, como titular de direitos e deveres.

A situação jurídica ativa corresponde à posição de agente portador de direito subjetivo. É o credor de prestação ou obrigação principal, ou o beneficiário principal da relação.

A situação jurídica passiva é a de possuidor de dever jurídico. É o titular do dever jurídico, devedor da prestação principal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais