Buscar

O que é processo primário e secundário?

💡 3 Respostas

User badge image

Eliza Augusta

o Processo secundário :é aquele realizado pelo ego, onde visa o enfoque na realidade e reduz o princípio do prazer.O processo primário: é o processo no qual o ID trabalha, visando a satisfação da libido.
1
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

São dois os tipos de processos de pensamento segundo a Teoria Freudiana, o processo primário e o processo secundário. O processo primário é o modo de funcionamento do inconsciente. É caracterizado por um estado livre de energia. Tem dois mecanismos básicos: deslocamento (o fluir livremente da energia psíquica uma via associativa, encandeando diversas representações, o que leva a fazer figurar uma representação no lugar de outra e condensação (uma representação única aparece como ponto comum a diversas cadeias associativas de representações). O processo primário é caracterizado pelo princípio do prazer.O processo secundário é o modo de funcionamento do sistema consciente/pré-consciente. No processo secundário as representações são mais estáveis. O pensamento reflexivo e temporal substitui o princípio de prazer pelo princípio da realidade.

0
Dislike0
User badge image

POLIANA APARECIDA SOUZA NETO

O princípio do prazer predomina: para o processo primário, a razão de existir é sentir prazer e diminuir desconforto. Se o Id e os processos primários são o que predomina num bebê, o ego e os processos secundários predominam num adulto com um ego normal. O ego é regido pelo princípio da realidade

 

O que é princípio da realidade. Na teoria psicanalítica da personalidade de Sigmund Freud, o princípio de realidade se esforça para satisfazer os desejos do id de forma realista e socialmente adequada. O princípio de realidade pesa os custos e benefícios de uma ação antes de decidir agir ou abandonar um impulso.

 

Os PROCESSOS PRIMÁRIOS acham-se presentes desde o início da vida do sujeito, enquanto que os SECUNDÁRIOS surgem no decorrer da vida e passam a dominar o psiquismo na plenitude da vida do indivíduo. Portanto, é um sinal de maturidade psíquica.

O PROCESSO SECUNDÁRIO “restringe-se, de uma vez por todas, a dirigir ao longo dos caminhos mais convenientes os impulsos impregnados de desejo que surgem no inconsciente. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais