Buscar

Qual a diferença entre enzimas Alostericas e Michaeliana

💡 2 Respostas

User badge image

Richardson Morais

enzimas alostéricas são enzimas que possuem 2 subunidades, uma regulatória e uma catalitica

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Enzimas são catalisadores biológicos. Eles aceleram as taxas de reações nas células sem serem modificadas durante o processo de reação. Enzimas alostéricas são um subconjunto de enzimas que estão envolvidas no controle e regulação de processos biológicos. O controle dos processos é essencial para os sistemas biológicos: uma célula que se divide fora de controle sofreu uma espécie de transformação (cancerosa ou pré-cancerosa) que pode ameaçar um organismo inteiro. Existem muitos processos ocorrendo dentro da célula a qualquer momento, e eles devem coexistir em equilíbrio adequado. Este equilíbrio é o lugar onde as enzimas alostéricas entram em jogo.


Enzimas alostéricas têm a capacidade de responder a várias condições diferentes em seus ambientes. Cada enzima contém um sítio ativo, a localização na enzima onde catalisa sua reação específica. Enzimas alostéricas contêm um segundo tipo de sítio, chamado de sítio alostérico. O sítio alostérico, através da sua ligação de uma molécula não substratora , influencia (aumenta ou prejudica) a atividade da enzima. Outra característica importante das enzimas alostéricas é que elas consistem em múltiplos cadeias polipeptídicas , com múltiplos sítios ativos e alostéricos.


Com relação à Michaeliana, enquanto os substratos se ligam aos sítios ativos das enzimas, outras moléculas não-substratos (moduladores alostéricos) ligam-se aos sítios alostéricos. A significância e o papel do sítio alostérico são bem ilustrados pelo exemplo da enzima aspartato transcarbamilase , que catalisa a reação. Este é o primeiro passo do caminho que leva à formação da citosina , um bloco de construção para a síntese de DNA .


A forma da citosina que é usada para sintetizar DNA (e RNA ) é a molécula trifosfato de citidina (CTP). Quando as concentrações de CTP intracelular são altas, as moléculas de CTP se ligam mais frequentemente aos sítios alostéricos nas moléculas de aspartato transcarbamilase, causando uma mudança na forma da enzima que retarda a reação1 acentuadamente. Assim, o CTP é um inibidor alostérico desta enzima.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais