Buscar

qual a importância do movimento gastrintestinais

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Leandro

Os movimentos peristálticos são fundamentais para que o processo de digestão ocorra de maneira adequada. Eles ocorrem graças à movimentação de músculos lisos encontrados em porções do esôfago, estômago e intestino que garantem que o bolo alimentar chegue ao estômago e que o bolo fecal seja eliminado do corpo.
4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O trato digestivo inclui o esôfago (ou tubo alimentar), estômago, intestino delgado / intestino delgado e cólon ou intestino grosso / intestino. Começa na boca e termina no ânus. Motilidade intestinal é o termo dado ao alongamento e contrações dos músculos do trato gastrointestinal (GI). A contração sincronizada desses músculos é chamada de peristaltismo. Esses movimentos permitem que os alimentos avancem ao longo do trato digestivo e, ao mesmo tempo, assegurem a absorção dos nutrientes importantes.


Técnicas de medição desses movimentos do intestino nos permitem reconhecer os padrões normais de contração em cada uma das regiões. Os tipos de contração no intestino diferem dependendo da região e do tipo de alimento que foi ingerido. Algumas contrações causam o movimento para a frente, outras causam a mistura e a moagem. O esôfago, o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso são as principais regiões do trato gastrointestinal. Eles são separados uns dos outros por músculos especiais, chamados de esfíncteres, que regulam o movimento do material ingerido de uma parte para outra. Cada parte do trato gastrointestinal tem uma função única para realizar a digestão, e cada um tem um tipo distinto de motilidade e sensação.


A digestão do esôfago e do estômago começa na boca, onde o alimento é mastigado, misturado à saliva e engolido. O esôfago impulsiona a comida da boca para o estômago. O estômago é grande o suficiente para armazenar temporariamente o alimento ingerido em cada refeição. Alimentos sólidos são gradualmente decompostos por fortes contrações musculares na extremidade inferior do estômago. Esta atividade muscular produz pequenas partículas de alimento adequadas para entrar no intestino delgado, onde os processos de absorção de nutrientes começam.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais