Buscar

me ajudem pfv

Dois pacientes (A e B), pessoas de famílias diferentes, apresentaram as seguintes características clínicas: febre,
mal estar, dores no corpo e cabeça e espirros. O diagnóstico foi VIROSE. Após uma semana o paciente A curou-se,
entretanto o B teve que ser hospitalizado, pois piorou. a. Por que as respostas de defesa para o mesmo vírus foram
diferentes nos dois pacientes? b. Qual foi o mecanismo imune ativado no paciente A que levou a cura? c. De que
forma o vírus foi apresentado as células T? d. Descreva o mecanismo de apresentação antigênica.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

a) O nosso organismo possui mecanismos de defesa para combater os diferentes agentes que podem invadir o organismo e provocar infecções, ou mesmo reacções alérgicas. As defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos.


Entretanto, cada organismo reage de uma forma. Quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias. Foi o que aconteceu com o paciente B.


b) Os macrófagos são importantes na regulação da resposta imune. Estão presentes nos tecidos conjuntivos e no sangue (quando são chamados de monócitos) e, no sistema imune, possui a função de detectar e fagocitar (processo que engloba e digere substâncias no organismo) microrganismos invasores, células mortas e vários tipos de resíduos. Essas células são as primeiras a perceber a presença de agentes invasores.


c) As células infectadas por virus são reconhecidas pelas células T especializadas chamadas linfócitos T citotóxicos (TCLs), que matam as células infectadas diretamente. O mecanismo de morte envolve a ativação de nucleases na célula infectada, que cliva o DNA do hospedeiro e o DNA viral.


d) A especificidade na resposta imune adaptativa reside nos receptores de antígenos nas células T e B, os receptores TCR e BCR, respectivamente.  TCR e BCR são semelhantes no fato de que cada receptor é específico para um determinante antigênico mas eles diferen no fato de que BCRs são divalentes enquanto que TCRs são monovalentes.  Uma consequência dessa diferença é que enquanto células B podem ter seus receptores de antígenos em ligação cruzada com um antígeno, TCR não podem. Isso tem implicações sobre como as células B e T podem se tornar ativadas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais