Buscar

Como a falta de sono pode levar a imunossupressão?

💡 2 Respostas

User badge image

Ricardo Souza

Quando há pouca luz no ambiente ( a noite chega ), nossa retina captura pouca luz e envia sinal para o cérebro, o qual manda informação para glândula pineal produzir o hormônio melatonina que vai induzir o sono. Estudos mostram que o hormônio melatonina é essencial no controle e homeostasias do sistema imunológico. Justificando o motivo pelo qual pessoas que dormem pouco ou mal sempre acabam desenvolvendo algum tipo de doença infectocontagiosa. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A privação de sono leva a aumento no níveis circulantes de cortisol, hormônio este que leva a imunosupressão.


Basicamente, essa repressão do sistema imune ocorre pela influência do cortisol em dois fatores:

células do sistema imune: O cortisol tem a propriedade de interferir em mecanismos de produção de leucócitos. Portanto, esse hormônio pode agir diminuindo a produção dessas células e reduzindo o número de leucócitos circulantes na corrente sanguínea. Esse já é um importante fator imunossupressor, pois uma menor quantidade de células imunes enfraquece todo o sistema imunitário. Além disso, o cortisol pode atuar diminuindo a ação fagocitária e bactericida dos neutrófilos.

mediadores intercelulares: Em uma resposta imune, os mediadores intercelulares são substâncias de grande importância para a “comunicação” celular. Eles influenciam na sinalização e na migração dos leucocitos. O cortisol atua inibindo tais mediadores, o que diminui a eficiência da resposta imunológica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais