Buscar

O excesso de corpos cetônicos circulantes muito comum em pacientes diabéticos causa que tipo de distúrbio do equilíbrio ácido-base?

💡 3 Respostas

User badge image

Jéssica Louise

Cetoacidose diabética

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Durante o processo de oxidação dos ácidos graxos no fígado dos seres humanos e da maioria dos outros mamíferos, o acetil-CoA (acetilcoenzima A) formado pode entrar no ciclo do ácido cítrico ou pode ser convertido nos denominados “corpos cetônicos”, ou seja, em acetoacetato, D-β-hidroxibutirato e acetona, que são exportados para outros tecidos através da circulação sanguínea.


Casos como jejum prolongado, ou diabetes melito não-tratado, resultam em uma superprodução de corpos cetônicos, à qual se associam sérios problemas médicos. Durante o jejum, a gliconeogênese retira a maior parte dos intermediários do ciclo de Krebs, redirecionando o acetil-CoA para a produção de corpos cetônicos. No diabetes não-tratado, a insulina está presente em ínfimas quantidades, e os tecidos extra-hepáticos não conseguem captar a glicose da corrente sangüínea de forma eficiente. Para aumentar o nível de glicose no sangue, a gliconeogênese hepática é acelerada, o que também ocorre com a oxidação dos ácidos graxos no fígado e na musculatura, gerando uma produção de corpos cetônicos acima da capacidade de sua oxidação pelos tecidos extra-hepáticos.


Quando há falta de insulina e o corpo não consegue usar a glicose como fonte de energia, as células utilizam as reservas de gordura para obter a energia necessária. Entretanto, o resultado final deste processo leva à acumulação de corpos cetónicos, substâncias ácidas que em excesso provocam uma diminuição do pH do sangue.


Portanto, o acúmulo de corpos cetônicos levam distúrbio do equilíbrio ácido-base chamado acidose.

 

fonte:

BOAVIDA, Rita. O fator ph. [S.L.]: Editorial Presença, 2016.

https://www.infoescola.com/bioquimica/corpos-cetonicos/

1
Dislike0
User badge image

Nova Contax

Letra e
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais