Buscar

O FUNCIONÁRIO PÚBLICO PODER SER EMPRESÁRIO ?

DIREITO EMPRESARIAL

💡 3 Respostas

User badge image

Carlos Paz

Sim pode ser empresário desde que não tenha função administrativa.
1
Dislike0
User badge image

Laiz Bacelar

Não. Há previsão legal (lei 8.112/90) proibindo ao servidor publico EM ATIVIDADE de ser empresario, portanto, essa categoria não se enquadra como EI - EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. Mas se o servidor publico por APOSENTADO,exceto por invalidez, podera ser EI. O pensionista se não for servidor publico em atividade e não tiver aposentadoria por invalidez, podera ser EI, não há impedimento.

Outra possibilidade seria a abertura de uma empresa no tipo SOCIEDADE LTDA. O funcionario publico pode ser socio cotista e não assumir a administração da empresa.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

De acordo com o Estatuto do Servidos Público federal, que serve de base para os servidores estatais e municipais, o servidos pode ser cotista ou acionista de uma empresa privada, mas não pode gerenciar uma empresa. Ou seja, o servidor pode constar como sócio-gerente ou como sócio administrador no contrato social de uma empresa desde que ele não atue na gestão dessa empresa. O Ministério do Planejamento editou uma Portaria Normativa nº 16 que delimita e define o que é o ato de gerenciar uma empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais