Buscar

O sistema de Ensino a Distância (EAD) ajuda ou dificulta o aprendizado do aluno e a preparação para o Mercado de Trabalho?

Casa vez mais percebemos que aulas presenciais estão sendo substituídas por aulas online com recursos escassos para a interação entre professor e aluno.

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas

Acredito que a ausência de interação pessoal seja um elemento que dificulta a preparação do aluno para o mercado de trabalho. Tendo em vista que o mercado visa pessoas capazes de resolver problemas em equipe, comunicação com clareza e objetividade, habilidades pouco desenvolvidas no método EAD.

 

Quanto ao aprendizado, acredito que dependa da disciplina do aluno em estudar com seriedade, pois não é difícil encontrar conteúdos com qualidade no método EAD, contudo, acredito que a ausência da figura física do professor presente no cotidiano do aluno, torne este mais vulnerável às distrações que um ambiente de estudo EAD, como sua casa, possa oferecer.

 

Espero ter ajudado, bons estudos!

1
Dislike0
User badge image

Leonardo Assis

Para certos tipos de alunos, o fato de não haver a aula com um professor, não implica que este vá ter uma redução em seu aprendizado, se isto será benéfico ou não para os alunos de uma forma geral, depende primeiramente de como o professor conduzirá a disciplina, devendo este ter uma didática muito boa para prender o aluno em textos extremamente longos e não podendo, portanto deixar o conteúdo massante, o que acarretaria a redução dos alunos para o curso, pois não teria este vontade de aprender. Reduzindo, então, a capacidade de absorção por estes alunos preparados via EAD para o mercado, por não estarem qualificados como deveriam, tendo apenas um conhecimento superficial do que foi-lhes apresentado durante a graduação.

1
Dislike0
User badge image

Jenner David

A Educação a Distância - EaD, assim como a presencial, tem facilidades e dificuldades. Uma das limitações é a inexistência da figura presencial tanto do professor como dos demais colegas de turma. Por outro lado, a EaD, possibilita uma interação tanto sincrona como assicrona, mantendo os registros dos estudos, contribuições e construções coletivas e individuais. Ou seja, uma aula "perdida" na modalidade presencial é uma aula "perdida", não dá pra voltar no tempo que não foi registrado. Já na EaD, a aula e/ou atividade é sempre registrada e o aluno poderá assisti-la (vídeo) ou ler quantas vezes for necessário. 

Atualmente com o avanço das TICs - Teconologias da Informação e Comunicação, tem proporcionado a EaD grandes evoluções encurtando as desvantagens e ampliando as ofertas dos canais de aprendizagem, o que vem atraindo mais e mais alunos ao estudo via este método.  

Vejo ainda a EaD como uma forma complementar de potencializar o aprendizado, gerenciando tempo e recursos dos alunos que buscam novos conhecimentos. Portanto, a modalidade EaD, ajuda e muito o aluno tanto no aprendizado como na preparação para o trabalho. Afinal, saber administrar seu próprio aprendizado, o tempo, organizar-se diante de um objetivo e alcançar resultados é sem dúvida algumas das características desejáveis no profissinal e almejado pelo mercado.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais