Buscar

O que é tipicidade conglobante?

O que é tipicidade conglobante?

💡 3 Respostas

User badge image

Leonardo Missias

A tipicidade é processo pelo qual a conduta do inviduo pode ser enquadrada pela norma penal. Por exemplo: quando Ticio mata Cacio. Neste caso, a conduta do primeiro individuo podera ser enquadrada, amoldada ao art. 121, do CP.
Não obstante, a tipicidade, além da adequação tipica (processo ilustrado anteriormente), precisa de outros elementos para a sua configuração, que é denominado como tipicidade conglobante.

Nesta fase, devem ser observados dois elementos, a ação antinormativa do individuo, bem como o dano materiral que ela causou. No caso ilustrado, é claro que a ação de Ticio foi antinormativa, isto é, foi contraria a lei. Inobstante, se o mesmo realizado esta ação calcada em alguma hipótese concernete a exclusão da ilicitude (legitima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento de um dever legal ou exercido de um direito), não seria possivel afirmar que sua conduta foi antinormativa. Em outras palavras, se existe uma lei coagindo determinada conduta, mas existe outra fomente a mesma conduta, se o individuo se enquadra nesta ultima, sua ação não poderá ser considerada como antinormativa. Por sua vez, a conduta do agente também deve causar um dano relevante ao bem juridico em questão, em relação aos ditames do princípio da insignificância.

Em sintese, a tipicidade conglobante analisa se a conduta do inviduo foi antinormativa e se causa um dano relevante ao bem juridico. Se qualquer um desses elementos não for identificado, não será possivel considerado como tipico.

4
Dislike0
User badge image

Ana Cláudia

Oi Elber o site JusBrasil é excelente, para esclarecer algumas dúvidas. Segue o link da resposta para sua pergunta:

http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1991460/teorias-do-direito-penal-o-que-e-a-teoria-da-tipicidade-conglobante

Espero ter ajudado!

Abraços!!!

2
Dislike0
User badge image

Matheus Robert da Silva

Bem explicadinho aqui: https://www.passeidireto.com/arquivo/24014783/tipicidade-conglobante---direito-penal/1

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais