Buscar

Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.

I - Lei nº. 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e Contratos Administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

II - A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, não sendo permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.

III - A Lei Orgânica do TCU estabelece a responsabilidade solidária do fiscal do contrato com a empresa contratada por possíveis danos causados pela execução irregular do contrato.

IV - O Contrato Administrativo é um ajuste de vontades firmado entre a Administração Pública e um particular, com as mesmas características de um contrato privado.

V - O Contrato Administrativo conduz à ideia de supremacia do interesse público sobre o privado, sendo submetido a um conjunto próprio de regras, onde prevalecem diversas condições em favor da Administração.

💡 2 Respostas

User badge image

José Guilherme

Eu diria que a ordem correta é a seguinte:

I - É uma fase legislativa, que regulamenta a contratação pela administração pública, por isso antecede as demais;

IV - Faz uma definição de contrato adminsitrativo, uma das formas de contratação entre administração e particulares;

V - Traz os fundamentos das cláusulas exorbitantes constantes nos contratos administrativos: A supremacia do interesse público sobre o privado;

II - Aqui já se fala na fase de execução dos contratos administrativos, após o regular procedimento licitatório descrito no item I.

III - Por fim, o item estabelece a responsabilização solidária do fiscal do contrato com a empresa contratada por danos na execução. Eventual responsabilização somente pode ocorrer após o início da execução do contrato, por isso o item vem por último na sequência. 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

I – CORRETA – É o que determina o art. 1º, da Lei 8666/93.

Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

II – ERRADA – O art. 67, da Lei 8666/93 admite a contratação de terceiros para esses fins:

Art. 67.  A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.

III – CORRETA –  É o que determina o art. 51, da Lei 8443/92:

Art. 51. Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência de imediato ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

§ 1° Na comunicação ao Tribunal, o dirigente do órgão competente indicará as providências adotadas para evitar ocorrências semelhantes.

§ 2º Verificada em inspeção ou auditoria, ou no julgamento de contas, irregularidade ou ilegalidade que não tenha sido comunicada tempestivamente ao Tribunal, e provada a omissão, o dirigente do órgão de controle interno, na qualidade de responsável solidário, ficará sujeito às sanções previstas para a espécie nesta Lei.

IV – ERRADA - O Contrato Administrativo não possui as mesmas características de um contrato privado, uma vez que está sujeito a diversas regras próprias do regime jurídico de direito público, tais como as cláusulas exorbitantes (art. 58, Lei 8.666/93).

V – CORRETA – exemplo de condições favoráveis à administração nos contratos administrativos são as cláusulas exorbitantes (art. 58, Lei 8.666/93)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais