Buscar

Alguém pode me ajudar... Qual é a diferença entre Terceirizar e Privatizar.

💡 3 Respostas

User badge image

Amauri Leite

A terceirização é a compra de serviços de terceiros e a privatização é a implantação de uma terceira empresa a qual terá a participação em lucros e também nos dividendos da empresa.

0
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

Basicamente terceirizar é contratar alguém para fazer um serviço, em geral que não é a sua atividade fim. Privatizar é tornar uma empresa que antes era pública ou de economia mista em totalmente privada.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Na terceirização, o Estado não vende nenhum de seus serviços e nem abre mão de sua função. Ele repassa a prestação de algum serviço que precise realizar e, por algum motivo, não consiga, para a iniciativa privada.

Ex. A Universidade Federal do Rio de Janeiro terceiriza o serviço de limpeza interna de suas edificações.

Na privatização, o Estado, que entende que não é benefico gerir algum tipo de serviço por ele prestado, seja por motivos políticos, por incentivo a um mercado mais livre ou pela necessidade de captação de dinheiro para os cofres públicos, repassa este para a iniciativa privada.

Para isso, ele vende a propriedade e o direito de explorar e gerir aquele negócio, abrindo mão de seu controle. Aquela empresa passa a ser desvinculada do Estado. Este fenômeno é chamado de privatização.

Ex. A privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Na ocasião, o governo entendeu que não era mais benéfico manter tal empresa nas mãos da administração pública, repassando-a à iniciativa privada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais