Buscar

O que são recursos de motivação livre e vinculada?

Diferença entre recursos de motivação livre e vinculada

💡 2 Respostas

User badge image

Joyce Leonardo

Boa tarde Diego, tudo bom?

Olha, dentro da matéria de Recursos, existem duas grandes classificações. Quanto à extensão e quanto à fundamentação. No que se refere a Fundamentação (ou motivação, como achar melhor), os Recursos podem ser livres ou vinculados. O recurso de motivação livre é aquele em que o recorrente, para fundamentar seu recurso, poderá utilizar de vários vícios da decisão. Não tens aqui um rol taxativo de "vícios" os quais vão influenciar na tua admissibilidade ou não, como é o caso da motivação vinculada. Nesses casos, a legislação processual trás os vícios de cada recurso e vais ter que utilizar somente destes para que o teu recurso seja admissível. Não tens liberdade de utilizar vícios que não estão na legislação, vícios outros da decisão judicial. Talvez fique mais claro pra ti a questão dos Embargos de Declaração. Se fores pro CPC, lá na parte específica dos Embargos vais encontrar os fundamentos específicos para interpor esse recurso, e nesse caso, como é uma fundamentação vinculada, a não utilização de um ou mais vícios presentes nesses artigos implicará em inadmissibilidade do teu recurso de Embargo. 

 

Espero que tenha ficado claro! Bons estudos! :)

1
Dislike0
User badge image

Diego da Mota Borges

Bom dia Joyce, sua resposta, considerando minha pergunta como "fundamentação" e não motivação, estár corretíssima.

Entretanto, eu quis memos perguntar sobre MOTIVAÇÃO. Então, temos duas perguntas com duas possíveis respostas, cada uma delas certa a depender da pergunta.

 

Em relação à minha pergunta: "o que são recursos de motivação livre e vinculada?", segue a resposta:

Dentro da Teoria dos Recursos há uma divisão na classificação dos recursos, segundo sejam eles de motivação livre ou de motivação vinculada.
Tal classificação tem razão de ser em virtude da necessidade de provar, além do interesse em recorrer (tem que ser sucumbente) que há a verificação de uma previsão legal no caso dos recursos de motivação vinculada.
Para melhor entendimento, confira os recursos de motivação livre, a exemplo do agravo de instrumento, da apelação, dos embargos infringentes. Nestes, apenas o cabimento do recurso e a sucumbência do recorrente motiva o recurso.
O mesmo não ocorre em relação aos de motivação vinculada: embargos de declaração, recurso especial e recurso extraordinário. Isso porque, a motivação deste encontra sua precisão em lei, na medida em que só caberá os embargos de declaração se presentes a omissão, contradição e/ou obscuridade. 
Veja que no caso de apelação (motivação livre) o recorrente pode dizer tudo que seja possível, ao passo que nos embargos de declaração ele somente poderá alegar (motivação vinculada) apenas as hipóteses do art. 535, do CPC/73.
 
veja mais no meu blog: http://oprocessocivil.blogspot.com.br/

 

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais