Buscar

pergunta

Que elementos devemos ficar atentos, enquanto leitores e docentes, ao nos debruçarmos sobre uma determinada obra, seja historiográfica ou um livro didático?

💡 1 Resposta

User badge image

Xavier Raphael Barbosa

Temos que ficar atentos aos lugares de produção dessas obras, tentando perceber os discursos que permeiam a escrita desses documentos. Seja uma obra historiografica ou um livro didático, ambos são objetos de simplificações e distorções por parte de quem os escreveu, num jogo de poder do que se quis ressaltar ou silenciar no processso de sua escrita. Devemos lembrar que as convicções de quem os produziu estão presentes nas suas linhas e versos, pois o autor escreve baseado no seu lugar social e contexto histórico produzindo uma ideia de verdade para aquela história que ele conta. Esses indícios merecem a nossa atenção, para entendemos porque aquele(a) autor(a) produziu aquele documento da maneira a qual foi escrito. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais