Buscar

Qual a diferença entre crime doloso e crime culpuso?

💡 15 Respostas

User badge image

Estudante PD

O crime doloso é quando o agente quer ou assume o risco de produzir o fato criminoso. O crime culposo é quando o agente não quer o fato criminoso ou sendo previsto esse acredita sinceramente que ele não acontecerá.
7
Dislike0
User badge image

Kerollyn Viana

doloso é quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo, já o culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia.

3
Dislike0
User badge image

Wagner Magrini

Bom dia.

Conforme ensinamentos juridicos o qual prefiro apoiar é o ensinamento de JULIO FABRBRINI MIRABETE, assim, posso definir  o CRIME DOLOSO, quando o agente pratica uma ação consiciente e voluntariamente. É necessário a consiciencia da conduta e o resultado e que o agente pratique voluntariamente. ex: Vou matar B e efetuou disparos contra a essa pessoa causando-lhe a morte - neste aspecto aparece a conduta voluntaria, ação consciente, ou seja intenção de matar. o CRIME CULPOSO - é por imprudência, negligência e impericia, acabo comentendo um delito, sem a vontade do resultado.  Assim em suma - C. DOLOSO - vontade - C. CULPOSO - sem vontade, por negligência, impericia e imprudencia.

Esta é uma simples definição, não adentrando na teoria da Culpa e Dolo.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais