Buscar

Quais as contribuições da Escola de Frankfurt e a de Chicago para os estudos comunicacionais?

Teoria e Sociologia da Comunicação

Respostas

User badge image

Sabino Anderson

Meu trabalho :)

 

-A maior contribuição da escola de Frankfurt surgiu logo depois da teoria funcionalista, a Teoria Crítica, baseada em teorias marxistas que encaram a mídia como instrumento de influência social capitalista. A Teoria Crítica age por meio de repetição, e é nela que surge o fenômeno da indústria cultural em que a arte passa a ser reproduzida tecnicamente, como produto de consumo da massa. A obra de arte perde seu caráter artístico e passa a ter um caráter capitalista de consumo.

-Quando Herbert Blumer se torna o primeiro chefe do departamento de sociologia da escola de Chicago ele propõe uma maior reflexão sobre os símbolos da sociedade. Criando assim cursos de humanas para possibilitar tal reflexão. Começa-se a entender um certo grupo social, promovendo assim a reflexão da forma que é trabalha a comunicação. Se antes generalizava a todos, agora se percebe que existem grupos diferentes, com visões diferentes de mundo e assim, gostos diferentes. Começam a observar as microrrelações sociais.

“A comunicação representa um processo estruturado simbolicamente. Constitui-se do emprego de símbolos comuns com vistas à interação, que funda a própria sociedade”. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando