Buscar

a histotia de cuidar na idade moderna ?

💡 1 Resposta

User badge image

Larissa Simone

Em 1820, meados do século XIX, nasceu na Florença a burguesa Florence Nightingale. Há relatos de que possuía uma personalidade marcante, era decidida e, por vezes, até grosseira. Mas contribuiu na transformação da arte de cuidar na ciência do cuidar, o que levou a enfermagem a ficar próxima de como a conhecemos hoje: autônoma, científica e essencial à prevenção e reabilitação de enfermos.
Conheceu as Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo e ofereceu-se para atuar como voluntária na Guerra da Criméia. Levou consigo 38 voluntárias. Utilizou técnicas que hoje consideramos simples, mas que fizeram (e fazem) a diferença, como a lavagem das mãos, a limpeza de curativos e a separação de enfermos conforme critérios de contaminação.
Visitava os leitos dos soldados com uma lâmpada a óleo, por isso o símbolo da enfermagem veio a ser a lâmpada. Florence ficou conhecida como a Dama da Lâmpada, e dizia-se que a luz que emanava do pavio significava que o alívio já vinha.
Após retornar da guerra, formou uma escola de enfermagem no hospital Saint Thomas, que posteriormente foi denominada Escola de Enfermagem Nightingale. Foi nesse período que a enfermagem se desvinculou do misticismo e passou a permear o campo científico. Esse fato atribuiu à enfermagem um grande privilégio.
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais