Buscar

Direito penal é arte, ciência ou técnica?

Direito penal é arte, ciência ou técnica?

 

💡 2 Respostas

User badge image

Marcela Da Silva Rosario

o direito é uma ciência social e normativa, pois estuda o comportamento humano, as normas de convivência, a descrição das normas, e as relações entre os fatos. E como cita Maria de Fátima Alcântara de Oliveira no site Jus Navigandi: O direito como ciência se preocupa antes e principalmente com a ordem e a segurança da sociedade. São as necessidades sociais e a vontade do homem que atuam na interpretação dessas necessidades e transformam as regras que essas necessidades impõem naquilo que se denomina direito positivo.

E, o Direito como técnica é o conhecimento utilizado para a obtenção de condutas, é o modo de se interpretar as leis para que chegue a um dado resultado que valorize o que você está defendendo, é um modo de encontrar as “brechas” nas leis, que se adquire com o tempo e com o conhecimento.

E, o Direito também pode ser considerado uma Arte, pois ela é definida como uma atividade que manifesta a estética visual, desenvolvida por artistas que se baseiam em suas próprias emoções. Ou seja, o advogado, o utiliza de suas emoções, de seu comportamento e expressão para fazer com que o júri e todos presentes acreditem no que ele está dizendo, e também utiliza a sua interpretação, independente de ser justa ou não.

1
Dislike0
User badge image

leandro pereira

A realização deste colóquio é um ato de liberdade científica e académica. O tema que aqui nos reúne é clássico na Filosofia, mas pouco frequentemente abordado pelos juristas da tradição europeia continental: as emoções.
A excecionalidade do tratamento deste tema pelos juristas, com a sua metodologia própria, é sintoma da sua relativização como matéria de responsabilidade penal. Mas deverá o Direito deixar de procurar estabelecer pontes com os saberes filosófico, ético, estético e da ciência sobre as emoções? E como poderemos promover um diálogo profícuo entre sistemas de pensamento e de ação?
As emoções têm um papel na ação voluntária, são o seu motor ou são apenas um fenómeno neuronal? As emoções são redutíveis a valores, havendo emoções eticamente positivas e negativas? Quais os critérios e os fundamentos da distinção? Como utilizam os tribunais as emoções nos seus juízos? Como se inserem as emoções na construção do “eu”, do carácter, da pessoa? Podemos, legitimamente, responsabilizar as emoções sentidas, vividas ou apenas atribuídas a alguém?
Estas e outras questões vão ser o motor de uma colocação em paralelo, diálogo ou até confronto de especialistas do Direito, da Filosofia, da Ciência, da Literatura e da Música, portugueses e estrangeiros.
Este projeto envolve a investigação levada a cabo nos cursos de mestrado e de doutoramento na Faculdade de Direito de Lisboa e está englobado numa linha de investigação do Instituto de Direito Penal e de Ciências Criminais. Pretende ser mais do que um debate extravagante para se propor como um tema de estudo verdadeiramente universitário, a aprofundar num processo contínuo.
O Instituto de Direito Penal e de Ciências Criminais da Faculdade de Direito de Lisboa organiza este colóquio com o apoio institucional de entidades públicas – a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Centro de Estudos Judiciários – e de entidades privadas – a sociedade de advogados “Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados” e a centena de participantes que confiaram e se empenharam neste projeto. A todos quero agradecer, reconhecidamente, o valioso apoio prestado.
Todos os conferencistas, a pianista e os elementos da organização ofereceram generosamente o seu trabalho e o seu tempo às Emoções, como nos habituámos a designar o Colóquio. A todos quero agradecer, de igual modo, a contribuição generosa e enriquecedora.
Desejamos que os estudos aqui apresentados e o debate contribuam para um mais profundo tratamento jurídico das emoções na responsabilidade penal.
Assim, posso ousar dizer “alea jacta est”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais