Buscar

Qual a celula responsavel pela propagaçao do impulso nervoso?

💡 3 Respostas

User badge image

Jhonatan Borges

Principalmente o neurônio, mas ele pode ser ajudado pelas células mielinizantes (Schwann e Oligodendrócitos) que aceleram a propagação nervosa.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O impulso nervoso é  uma corrente elétrica que rapidamente se propaga pela membrana do neurônio e se caracteriza como uma alteração da diferença de potencial nas superfícies externa e interna da membrana plasmática de um neurônio. 


Em  nosso corpo existem  milhares de neurônios, também chamados de células nervosas. Essas células são as unidades básicas do sistema nervoso e são as responsáveis pela propagação do impulso nervoso para as diversas partes do corpo.


Quando um neurônio está no estado de repouso, a face interna da membrana do mesmo  possui carga negativa quando comparada ao meio externo. Quando um neurônio é estimulado ocorrem alterações na conformidade das proteínas localizadas na membrana. Os canais de sódio se abrem, permitindo uma rápida entrada desse íon para o interior da célula. Isso faz com que ocorra uma mudança de potencial da membrana.


Portanto, a célula responsavel pela propagaçao do impulso nervoso é o neurônio.

 

Fonte:https://alunosonline.uol.com.br/biologia/propagacao-impulso-nervoso.html

0
Dislike0
User badge image

Clara Maria

sinapse

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais