Buscar

Porque o hormônio GH é considerado diebatogênico? Quais os efeitos de sua aplicação exógena no que diz respeito a glicemia e secreção de insulina?

💡 2 Respostas

User badge image

Karyne Monteiro

Em relação ao metabolismo de carboidratos, o GH reduz a captação e uso da glicose pelos tecidos. Além de aumentar a produção de glicose pelo fígado e aumentar a secreção de insulina. O efeito mais relevante, entretanto, é a diminuição da taxa de utilização da glicose pelas células de todo o organismo. Isto aumenta a concentração sanguínea de glicose (“Diabetes hipofisário”). 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O HGH é produzido pela glândula pituitária, estimula o crescimento em crianças e adolescentes. Também ajuda a regular a composição corporal, os fluidos corporais, o crescimento muscular e ósseo, o metabolismo do açúcar e da gordura e, possivelmente, a função cardíaca . 


A deficiência de GH é uma das muitas causas de baixa estatura e nanismo . Resulta principalmente de danos no hipotálamo ou na glândula pituitária durante o desenvolvimento fetal (deficiência congênita de GH) ou após o nascimento (deficiência de GH adquirida). A deficiência de GH também pode ser causada por mutações em genes que regulam sua síntese e secreção.


A secreção de GH é estimulada pelo hormônio liberador do hormônio de crescimento (GHRH) e é inibida pela somatostatina . Além disso, a secreção de GH é pulsátil, com surtos de secreção ocorrendo após o início do sono profundo, especialmente proeminentes no momento da puberdade. Em indivíduos normais, a secreção de GH aumenta em resposta à diminuição da ingestão de alimentos e a estresses fisiológicos e diminui em resposta à ingestão de alimentos. No entanto, alguns indivíduos são afetados por anormalidades na secreção de GH, que envolvem deficiência ou superabundância do hormônio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais