Buscar

qual a principal distinção entre saberes como o tarô, a quiromancia, a astrologia e as ciências psicológicas?

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Psicologia


Temos que o tarô, a astrologia, a quiromancia, a numerologia, entre outras práticas adivinhatórias e místicas, têm sido associadas ao fazer e ao saber psicológico. Estas não são práticas da psicologia, elas são outras formas de saber sobre o humano que não podem ser confundidas com a psicologia, pois não são construídas no campo da Ciência, a partir do método e dos princípios científicos.

Todas essas práticas citadas anteriormente estão em oposição aos princípios da Psicologia, que vê não só o homem como ser autônomo, que se desenvolve e se constitui a partir de sua relação com o mundo social e cultural, mas também o homem sem destino pronto, que constrói seu futuro ao agir sobre o mundo. As práticas místicas têm pressupostos opostos, pois nelas há a concepção de destino, da existência de forças que não estão no campo do humano e do mundo material.

1
Dislike0
User badge image

Gabriela Macedo

TEMOS QUE O TARÔ, A ASTROLOGIA, A QUIROMANCIA, ENTRE OUTRAS PRATICAS ADIVINHATÓRIAS E MÍSTICAS, TÊM SIDO ASSOCIADOS AO FAZER E AO SABER PSICOLÓGICO. ESTAS NÃO SÃO PRÁTICAS DA PSICOLOGIA, ELAS SÃO OUTRAS FORMAS DE SABER SOBRE O HUMANO QUE NÃO PODEM SER CONFUNDIDAS COM A PSICOLOGIA, POIS NÃO SÃO CONSTRUÍDAS NO CAMPO DA CIÊNCIA, A PARTIR DO MÉTODO E DOS PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS.

1
Dislike0
User badge image

Camila Brusch

Exatamente esta, a psicólogos é caracterizada como um saber científico enquanto que as práticas do tarô, quiromancia, astrologia etc não são consideradas científicas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais