Buscar

Como é feito um sistema operacional, e para que ele serve?

💡 2 Respostas

User badge image

Danillo Mesquita

Geralmente desenvolvido em Linguagem C ou C++ e Assembly, são desenvolvidos para ser facéis e intuitivos de manusear de forma que o usuário não fique perdido, depois tem uma série de processos para se desenvolver,como por exemplo, escolher a arquitetura de processadores ao qual será destinado, caso não esteja certo sobre isto, o melhor é focar na plataforma de processadores X86 (32 bit) visto que a maioria dos computadores utiliza processadores de plataforma X86. Depois decidir se você vai desenvolver ele por completo ou utilizará algum kernel disponivel para utilizar, como por exemplo temos o Linux from Scratch.

Decidir também se utilizará o próprio gerenciador de boot, ou utilizará algum outro como o GRUB (Grand Unified Bootloader).

Depois definir qual será sua interface de programação de aplicativo (API), como por exemplo : POSIX (Recomendavel).

Considerar também fazer um S.O com uma equipe, no qual seja dividido em partes para cada membro.Isso resultará na resolução de problemas mais rapidamente e correção de futuros BUGS. Para testes é recomendável utilizar máquinas virtuais a cada etapa do desenvolvimento do S.O, e o mais importante,manter backups a cada linha de codigo funcional. Também é recomendavel liberar versões de teste, conhecidas como BETAS.

Um Sistema Operacional é responsável pelo controle do funcionamento do computador, é ele quem inicializa o hardware do computador, fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas, mantém a integridade de sistema, entre outras tarefas. Além disso deve se pensar para o que o sistema operacional será utilizado e o seu público alvo, pois há tarefas onde um se sairá melhor que o outro de acordo com as necessidades do publico,empresas,escolas,etc.Você pode por exemplo desenvolver um sistema apenas para controlar dispositivos de hardware. 

Abraços.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um sistema operacional (SO), em seu sentido mais geral, é um software que permite ao usuário executar outros aplicativos em um dispositivo de computação. Embora seja possível para um aplicativo de software interagir diretamente com o hardware, a grande maioria dos aplicativos é gravada para um sistema operacional, o que permite que eles aproveitem as bibliotecas comuns e não se preocupem com detalhes específicos do hardware.

O sistema operacional gerencia os recursos de hardware de um computador, incluindo:

Dispositivos de entrada, como teclado e mouse

Dispositivos de saída, como monitores, impressoras e scanners

Dispositivos de rede, como modems, roteadores e conexões de rede

Dispositivos de armazenamento, como unidades internas e externas

O sistema operacional também fornece serviços para facilitar a execução, o gerenciamento e a alocação de memória para qualquer programa de aplicativo de software instalado.

O sistema operacional consiste em muitos componentes e recursos. Quais recursos são definidos como parte do sistema operacional variam de acordo com cada sistema operacional. No entanto, os três componentes mais facilmente definidos são:

Kernel: fornece controle de nível básico sobre todos os dispositivos de hardware do computador. As funções principais incluem ler dados da memória e gravar dados na memória, processar ordens de execução, determinar como os dados são recebidos e enviados por dispositivos, como monitor, teclado e mouse, e determinar como interpretar os dados recebidos das redes.

Interface do Usuário: Este componente permite a interação com o usuário, o que pode ocorrer através de ícones gráficos e uma área de trabalho ou através de uma linha de comando.

Interfaces de Programação de Aplicativos: Este componente permite que desenvolvedores de aplicativos escrevam códigos modulares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais