A maior rede de estudos do Brasil

Educação Inclusica

Os avanços de um aluno com deficiência intelectual

Aos 7 anos, este garoto atento ao exercício, nem sequer pronunciava o próprio nome: Henrique. Sua família pouco sabia como ajudá-lo. Na escola, ele pôde conhecer a si mesmo, o manejo das coisas, as outras crianças... Estudar foi a primeira porta aberta para o desenvolvimento, que ele encontrou num ensino que respeita o tempo de cada um.

"Hoje a escola é a sua casa", conta Regina Graner, professora da 4ª série da EMEF Professor Taufic Dumit, em Piracicaba, a 160 quilômetros de São Paulo. "Ele conversa, participa das aulas e troca ideias com os colegas. "Para Henrique Michel da Silva, é uma grande conquista. Aos 10 anos, está aprendendo a comandar a própria vida, que antes era dominada pela deficiência mental. Além de ter dificuldade para falar e se fazer entender, ele não conseguia comer nem se vestir sozinho. Sua mãe achava isso um impedimento insuperável. "Ele sempre foi mais lento para aprender as coisas", justificava a dona de casa Elisângela de Fátima Oliveira da Silva quando era indagada pela professora do filho.

Fonte: Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2016.

Assim como Henrique, várias crianças com deficiência intelectual encontram no ambiente escolar possibilidades de superação das barreiras impostas pela deficiência. Isso quando a escola:

I − Prepara os professores e funcionários, através de cursos de capacitação e incentivo à formação docente.

II − Desenvolver disciplina e regras com todas as crianças e não faz diferença nas obrigações e nos direitos dos alunos.

III − Desenvolve políticas de inclusão escolar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

IV − Entende que as crianças precisam se adequar aos espaços escolares e não o contrário.



Escolha uma:
a. As afirmações I, II e III estão corretas.
b. As afirmações II e IV estão corretas.
c. As afirmações III e IV estão corretas.
d. As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
e. As afirmações I, II e IV estão corretas.


2 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes