Buscar

Qual a diferença entre garantias fundamentais e princípios setoriais do direito

💡 2 Respostas

User badge image

kamila Marques

Direitos e garantias fundamentais não são expressões sinônimas.

Direito é uma norma de conteúdo declaratório, portanto, são normas que declaram a existência de um interesse, de uma vantagem. Ex: direito à vida, à propriedade etc. Por outro lado, a garantia é uma norma de conteúdo assecuratório, que serve para assegurar o direito declarado. Ex: Habeas Corpus que serve para tutelar o direito de liberdade.

Cumpre esclarecer que apesar de todo remédio constitucional ser uma garantia, nem toda garantia é um remédio constitucional. Pois, este é um instrumento processual que tem por objetivo assegurar o exercício de um direito.

Por fim, os direitos e garantias são fundamentais, porque são imprescindíveis.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Temos que:


  • Princípios setoriais: são aqueles que governam um conjunto específico de normas dentro de um determinado tema, capítulo ou título da Constituição. Se irradiam de modo limitado mas agem em âmbito supremo. Exemplos desses princípios são, princípios da legalidade tributária ou da legalidade penal, princípio da anterioridade em matéria tributária ou o do concurso público em matéria de administração pública;
  • Garantias fundamentais: forma ou um instrumento aptos para garantir a execução dos direitos fundamentais. Direitos fundamentais são definidos na Constituição como direitos humanos, garantidos e protegidos pelo Estado, como por exemplo, acesso à informação, não é permitido tortura, defesa do consumidor não existe pena de morte, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais