Buscar

Qual é o objetivo da técnica de levantamento de Requisitos de Software?

Sabemos que o início para o desenvolvimento de software é o levantamento de requisitos, e para isso existe algumas técnicas.

💡 5 Respostas

User badge image

Noel Paiva

A idéia inicial é conhecer o dominio do problema. Saber as regas de negócio dentre outras coisas. Atente-se a entender os requisitos funcionais e não funcionais pois a maioria das pessoas acaba errando ai. Busque o livro do Sommerville ele é bem didático. Sommerville (2003) propõe um processo genérico de levantamento e análise que contém as seguintes atividades:

  1. Compreensão do domínio: Os analistas devem desenvolver sua compreensão do domínio da aplicação;
  2. Coleta de requisitos: É o processo de interagir com os stakeholders do sistema para descobrir seus requisitos. A compreensão do domínio se desenvolve mais durante essa atividade;
  3. Classificação: Essa atividade considera o conjunto não estruturado dos requisitos e os organiza em grupos coerentes;
  4. Resolução de conflitos: Quando múltiplos stakeholders estão envolvidos, os requisitos apresentarão conflitos. Essa atividade tem por objetivo solucionar esses conflitos;
  5. Definição das prioridades: Em qualquer conjunto de requisitos, alguns serão mais importantes do que outros. Esse estágio envolve interação com os stakeholders para a definição dos requisitos mais importantes;
  6. Verificação de requisitos: Os requisitos são verificados para descobrir se estão completos e consistentes e se estão em concordância com o que os stakeholders desejam do sistema.

 

1
Dislike0
User badge image

Thaykho Huggo

Fazer um bom levantamento e especificação de requisitos é
algo primordial para quem trabalha com desenvolvimento de
sistemas. Esse levantamento pode não garantir que o software
contemple todas as reais necessidades dos usuários, mas
tende a antecipar o surgimento dos erros de entendimento e
inconsistências, aprimorando o processo de desenvolvimento
de produtos de software.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

No levantamento de requisitos temos como objetivo saber o que o software deverá cumprir, ou seja, quais requisitos deve cumprir.


Assim, na fase de levantamento de requisitos podem ocorrer erros, sejam eles de comunicação entre desenvolvedor e cliente até o cliente não ter certeza do objetivo do produto que deseja adquirir.


Assim, as técnicas de levantamento de requisitos têm como objetivo principal vencer dificuldades que podem ser encontradas nesta fase especificamente. Assim, cada técnica tem seu próprio conjunto de conceitos, apresentando vantagens e desvantagens.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais