Buscar

Organização da membrana celular ( elementos básicos constituintes e como se dispõe)

💡 2 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

A membrana celular que se estuda hoje tem o modelo de mosaico fluido. É composta por uma bicamada de fosfolipídios, por proteínas e também por carboidratos chamados glicocalix. Nós fosfolipídios a parte polar fica voltada para fora e a parte Apolar para dentro. As proteínas se distribuem sobre essa camada de fosfolipídios, podendo atravessa-la, auxiliam na permeabilidade seletiva da membrana. E o glicocalix protege a célula com agressoes, determina o sistema ABO, faz o reconhecimento e adesão celular. Temos os glicolipídeos e as glicoproteínas dependendo da estrutura em que o glicocalix se liga.
3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A membrana celular é uma fina película lipoprotéica formada por fosfolipídios e proteínas, cuja espessura varia entre 7,5 a 10 nanômetros, delimitando o citoplasma de todos os tipos de células.


Estudos com membranas plasmáticas isoladas revelam que seus componentes mais abundantes são fosfolipídios, colesterol e proteínas. É por isso que se costumam dizer que as membranas plasmáticas têm constituição lipoprotéica.


A membrana plasmática é quimicamente constituída por lipídios (glicolipídeos, colesterol e os fosfolipídeos) e proteínas. Por isso, é reconhecida por sua composição lipoproteica.


A disposição das moléculas na membrana plasmática foi elucidada recentemente, sendo que os lipídios formam uma camada dupla e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteína. A dupla camada de fosfolipídios é fluida, de consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de um mosaico. Esse modelo foi sugerido por dois pesquisadores, Singer e Nicholson, e recebeu o nome de Modelo Mosaico Fluido.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais