Buscar

Qual o conceito de sub-rogação?

Qual o conceito de sub-rogação?

💡 3 Respostas

User badge image

Jedaías Barros

Primeiramente quando tratamos da palavra sub-rogação devemos associar a ideia de substituição.

Sub-rogação em termos técnicos é um instituto da teoria do pagamento do direito civil podendo ser subjetiva e objetiva, a primeira é quando uma pessoa substitui um dos polos da relação jurídica obrigacional, já a sub-rogação objetiva acontece quando o objeto da relação jurídica é substituído por outro.

5
Dislike0
User badge image

Diego da Mota Borges

É o instituto de Direito Civil onde um terceiro paga o credor, em nome do devedor e se subroga no direito de credor. Assim, o credor sai do processo e o terceiro continua na acao executando o devedor, ou seja, ele subroga-se no direito do credor.

4
Dislike0
User badge image

Thais Campanate

Olá Tamiris, 

Sub-rogação é quando ocorre uma transferência de uma obrigação para um (fiador  ou não) em detrimento de outro (devedor), tornando esse a partir de então, o novo credor na relação de pagamento de uma determinada dívida existente. 

O grande autor, Silvio Venosa, explica de forma impecável: 

"O termo sub-rogação significa substituição. A sub-rogação não extingue propriamente a obrigação. O instituto contemplado nos arts. 346 ss faz subsistir o sujeito da obrigação. Np pagamento com sub-rogação, um terceiro, e não o primitivo devedor, efetua o pagamento. Esse terceiro substitui o devedor originário da obrigação, de forma que passa a dispor de todos os direitos, ações e garantias que tinha o primeiro."

VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil:teoria geral das obrigações e teoria geral dos contratos. v.2. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Espero ter ajudado! 

Bons estudos =)

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

O que é Sub rogação?

Direito Civil IV

FADIVA

User badge image

Leonardo Luz