Buscar

o natimorto possuí personalidade jurídica ?

embasamento legal. 

💡 8 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Não tem personalidade jurídica, pois essa pressupões o nascimento com vida. O natimorto já nasceu sem vida.

Entretanto, ele tem proteção aos direitos da personalidade, em respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana, devendo-se proteger o nome, a imagem e a memória daquele que nasceu morto.

No mesmo sentido o Enunciado 01 da I jornada de Direito Civil: Art. 2° - a proteção que o Código defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade, tais como nome, imagem e sepultura.

9
Dislike0
User badge image

Mário Augusto Constant de Lima

Para adquirir personalidade jurídica é necessário que haja ao menos uma troca oxi-carbônica, ou seja, que os pulmões do nascido tenham se enchido de ar ao menos uma vez. Isto pode ser aferido por um exame chamado dolcimásia hidrostática galênica. Se houve tal troca, o nascido adquiriu P.J. Poderá ter certidão de nascimento e de óbito, além de causar desdobramentos nas áreas de família e patrimônio.

Espero ter ajudado. Sds.

6
Dislike0
User badge image

Marcelo

Mesmo havendo sido extinta a personalidade jurídica da pessoa natural pela sua morte, o sistema jurídico não pode ignorar a concepção de um natimorto. Assim como poderia ter nascido com vida e existente de direitos jurídicos não cabe a lei menosprezá-lo por isso o sistema se ocupa em regular algumas hipóteses, que se caracterizam como proteções mesmo que seja de forma indireta, porque não adquiriu personalidade (natimorto). São meios de proteção direta de quem não tem personalidade jurídica, dar nome e sepultura ao natimorto, preservando até mesmo sua imagem, pois com avanço da medicina os familiares têm condição de acompanhar seu desenvolvimento intra-uterino, através do ultra-som.


Conforme Nélson Nery Júnior e Rosa Maria de Andrade Nery e por Orlando Gomes: "Mesmo não havendo nascido com vida, ou seja, não tendo adquirido personalidade jurídica, o natimorto tem humanidade5 e por isso recebe proteção jurídica do sistema de direito privado, pois a proteção da norma ora comentada a esse se estende, relativamente aos direitos de personalidade (nome, imagem, sepultura etc.)".

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais