Buscar

Qual a diferença entre prescrição e pretensão?

Prazo de Defesa

💡 3 Respostas

User badge image

Jedaías Barros

A pretensão é o poder de exigir de outrem uma ação ou omissão, extinguindo-o pela prescrição, conforme da leitura do art. 189 do Código Civil.

Prescrição é a perda de um direito processual pela inercia do seu titular ao perder o prazo imposto na lei processual, que surge a partir da violação do direito ou seja do nascimento da pretensão. Há de se observar que os prazos prescricionais estão descritos precisamente nos arts. 205 e 206 do Código Civil, qualquer outro prazo encontrado fora destes dispositivos conforme a maioria doutrinaria são prazos decadenciais.

13
Dislike0
User badge image

Diego da Mota Borges

A precrisção regula o prazo até quando sua pretensão pode ser formulado em juízo, enquanto a pretensão é a própria formulação de tutela do Estado. Ou seja, o direito de ação resguarda a possibilidade de formular pretensão de tutela ao Estado-Juiz, mas essa possibilidade deve respeitar, por questão de segurança jurídica um certo tempo, sob pena do direito material se eternizar.
3
Dislike0
User badge image

Diego da Mota Borges

A diferença é o objeto, cada um tem um objeto diferente.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais