Buscar

como o estado exerce suas funções

💡 1 Resposta

User badge image

Fernanda Moraes

O poder do Estado é dividido em três funções. Legislativo, Executivo e Judiciário. Cada  função exerce parte do poder do Estado. O Legislativo institui precipuamente as leis. O Poder político é uno e  indivisível. Há apenas o poder do Estado, e este poder possui funções. qualquer que seja a organização do Estado, este na atribuição de seu poder político institui leis, julga os casos e administra. Segundo Aristóteles (1977, apud REINER e SILVA 2011); "...em qualquer governo há três poderes essenciais. O primeiro é o que delibera sobre os negócios do Estado. O segundo compreende todas as magistraturas ou poderes constituídos e o terceiro compreende as tarefas de jurisdição."

 

O Executivo trata do cumprimento destas normas e da Gestão Pública. O Judiciário cuida da solução dos conflitos e divergências na aplicação das leis. Cada poder exerce as funções dos outros dois em âmbitos restritos. O Executivo funciona como judiciário em processos administrativos, e legisla por meio de medidas provisórias. O Judiciário administra seus recursos, e legisla por jurisprudência. O Legislativo administra seus próprios recursos e julga em comissões parlamentares de inquérito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais