Buscar

como se expressa uma postura filosofia e qual a sua importância para a formação da cidadania?

💡 2 Respostas

User badge image

EDUARDO MARTINS

Se expressa com autonomia frente as coorenadas objetivas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma postura filosófica pode ser caracterizada por uma atitude questionadora frente a acontecimentos do mundo, em todos os âmbitos: políticos, morais, éticos, artísticos, científicos, entre outros. Entretanto, esta crítica não deve ser vã, fútil e infrutífera, deve-se questionar com bons argumentos, pensar sobre o problema tendo em vista múltiplas perspectivas e pontos de vista. Além disso, ao se deparar com alguém que possui uma opinião diferente daquela que você entende como a melhor, deve tratar esta pessoa com honestidade e igualdade, ou seja, aceitando ouvir seus argumentos e tentando contra argumentar de forma justa e íntegra.


Diante de algum debate, caso alguém apresente bons argumentos, a postura filosófica requer que estes sejam aceitos, mesmo que fossem contra algumas crenças básicas, ou seja, deve-se pensar racionalmente, não se deixando levar por inclinações e paixões pessoais, mas pelo bom senso e pelo juízo.


Assim, entender que nossas opiniões podem estar erradas e que certas coisas que acontecem no mundo possam estar erradas é essencial para o exercício da nossa cidadania, já que somos cidadãos não só em virtude dos bens materiais que possuímos, mas também ao pensar sobre os direitos e deveres que possuímos como membros de uma sociedade. Então, a postura filosófica dentro do nosso contexto social é de extrema importância para compreender a sociedade em que vivemos, questionar seus aspectos injustos e nos permitir elaborar soluções para problemas encontrados, o que é de fato exercer a cidadania.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais